sábado, 23 de julho de 2011

TERCEIRA MAIOR CHEIA EM 70 ANOS

Rio Taquari, que chegou a 26,85 metros nos últimos dias, deixa rastro de destruição e mais de 5 mil flagelados na região

A enchente desta semana no rio Taquari é a terceira maior da história e atingiu mais de 5 mil pessoas na região. A primeira ocorreu em 1941, quando o manancial alcançou 29,92 metros. Depois, houve outra em 2001, com nível de 26,95 metros na medição feita no Porto Fluvial, em Estrela. A enchente dos últimos dias chegou a 26,85 metros - 10 centímetros a menos que a anterior -, superando o nível normal do rio em 13,85 metros. Em todas as cheias, as águas deixaram rastro de destruição e pessoas flageladas.

Ontem, na região, foi dia de aguardar o nível do rio baixar e começar a limpeza de ruas e o recolhimento de entulhos nas cidades atingidas. Muitas pessoas já deram início ao trabalho de lavar chão e paredes de suas casas.

O coordenador regional da Defesa Civil, major Vinícius Renner, contabilizou 1.302 famílias flageladas no Vale do Taquari, o que representa mais de 5 mil pessoas prejudicadas. Ele adiantou que os dois municípios que decretaram situação de emergência quinta-feira, Lajeado e Encantado, estão recebendo ajuda da Defesa Civil do Estado. Segundo Renner, as outras cidades em situação de emergência devem ser atendidas na próxima semana.

Os flagelados de Lajeado ganharam ontem roupas de cama, colchões e mosquiteiros, além de produtos de higiene e limpeza e cestas básicas. No município, 61 famílias foram desalojadas e estão abrigadas no ginásio do Parque do Imigrante. Outras 20 foram para casa de familiares.

O auxílio para Encantado deve ser entregue hoje pela Defesa Civil do Estado. O município solicitou cobertores, colchões e agasalhos. As 2,2 mil pessoas desabrigadas em Encantado provavelmente poderão retornar às suas moradias somente na segunda-feira. Doações da comunidade podem ser feitas na prefeitura. Também está à disposição uma conta no Banrisul (agência 0595, número 040027100-7).

Na cidade de Arroio do Meio, 700 pessoas tiveram que deixar suas casas. As condições locais devem se normalizar a partir de segunda-feira, com o retorno das famílias às residências. O prefeito Sidnei Eckert deve decretar situação de emergência até segunda. Em Muçum, o prefeito Tarso Bastiani decretou situação de emergência na manhã de ontem. O município apresentou muitos danos no interior, com prejuízo às lavouras de inverno, especialmente pastagens. Cerca de 200 famílias estão desabrigadas em Muçum. Em Roca Sales, a Defesa Civil local está fazendo levantamento das perdas para o prefeito Antônio Valesan poder decretar situação de emergência. No município, 80 famílias foram atingidas pela enchente.

O prefeito de Estrela, Celso Bronstrump, decretou situação de emergência na manhã dessa sexta-feira. São 64 famílias desabrigadas. Em Colina, o prefeito Gilberto Keller determinou que sejam contabilizados os estragos para decretar situação de emergência. Foram 25 famílias atingidas pelas águas. Elas devem retornar hoje às suas moradias.
Fonte:Jornal Correio do Povo 23/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário