quinta-feira, 21 de julho de 2011

ESFORÇO PARA SALVAR ESPÉCIE AMEAÇADA

O papagaio-de-peito-roxo, uma das espécies mais ameaçadas de extinção, estando enquadrada na categoria em perigo, terá monitoramento de suas populações. O esforço para a conservação do Amazona vinacea é de pesquisadores do Projeto Charão, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA). O projeto já contabiliza 20 anos de pesquisas e aplicação de estratégias conservacionistas do papagaio-charão.
Entre 7 e 10 deste mês, uma equipe do Projeto Charão - composta pelos biólogos Élinton Rezende, Jaime Martinez, Thalita Batistella, Nêmora Prestes e pelo acadêmico Jonas Kilpp - percorreu os principais locais de ocorrência do papagaio-de-peito-roxo no Norte gaúcho e no Sudeste catarinense, realizando a contagem dos bandos. Segundo o biólogo e professor da UPF Jaime Martinez, o resultado desse censo será o marco inicial no monitoramento das populações dessa espécie. O trabalho será utilizado na comparação das contagens programadas para os próximos anos, sempre em junho e julho.
A atividade teve apoio da Base Avançada de Pesquisas do Ibama em Painel, na região serrana de Santa Catarina, e do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), da UPF. A ação faz parte de esforço para conservação desta espécie no Brasil e na Argentina, especialmente nas regiões onde há florestas de araucária, com a qual a ave estabelece forte interação e dependência. Martinez diz que, no Brasil, o papagaio-de-peito-roxo é encontrado de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, nas regiões onde restaram ambientes com pinheirais. Ele aponta a redução dos pinheirais e a captura de filhotes nos ninhos como as principais causas que levaram a espécie a entrar em processo de extinção.
Segundo o biólogo, recentemente o Instituto Chico Mendes (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, elaborou plano de ação nacional para conservar os papagaios da Mata Atlântica, incluindo quatro espécies ameaçadas: papagaio-charão, papagaio-chauá, papagaio-de-cara-roxa e papagaio-de-peito-roxo. Martinez explica que monitorar as populações do papagaio-de-peito-roxo é ação de longo prazo. Faz parte das medidas a instalação de caixas em florestas para que os papagaios possam fazer seus ninhos.
Fonte:Jornal Correio do Povo 21/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário