quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cargas no Taquari só quando chuva voltar

O rio Taquari está enfrentando o seu nível mais baixo no Porto Fluvial de Estrela, devido a períodos de seca, desde a inauguração do local, em 1977. A movimentação de cargas parou em janeiro e somente será retomada quando chover em grande quantidade, para recuperar o volume do manancial. O nível necessário para possibilitar a navegabilidade é de 13 metros. Atualmente está em 11,1 metros. 

O administrador do porto, Homero Molina, diz que não tem como calcular o montante das perdas. "O prejuízo não é só do porto, envolve também todo o sistema de transporte, porque as mercadorias, principalmente grãos, como a soja, precisam ser escoadas via transporte rodoviário", explica. Ele diz que não houve situação igual na história do complexo. O único transporte é com embarcações pequenas, de empresas terceirizadas, que levam areia. Em condições normais, o local movimenta em torno de 20 mil toneladas de produtos mensalmente. Todas as embarcações rumam ao Porto de Rio Grande. 

A barragem do rio Taquari, em Bom Retiro do Sul, que normalmente dá condições de navegabilidade pelo manancial até Estrela, também está sem movimentação desde o início do ano. O operador da barragem, Luiz da Silva, diz que nunca presenciou situação igual. "Nós fechamos todas as comportas e, assim mesmo, não tem jeito de levantar o nível da água", lamenta ele. 

Jornal Correio do Povo 09/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário