domingo, 6 de maio de 2012

A nuvem suja por trás da Apple

Ativistas do Greenpeace realizaram protesto pacífico em frente a loja da Apple em shopping de São Paulo. Ações aconteceram em oito países



O Greenpeace foi hoje até uma loja revendedora de produtos da Apple no Shopping Eldorado, em São Paulo, convidar a multinacional a abandonar energias sujas e perigosas, como carvão e nuclear, e aderir a energias renováveis para alimentar seus datacenters.
Com uma faixa em frente à loja, os ativistas chamaram a atenção de quem estava no shopping com a mensagem “Apple, limpe a minha nuvem” –uma referência à nuvem de dados da internet. Fantasiado de sol, um dos participantes lembrou que a energia solar tem um grande potencial de geração de energia limpa, mas ainda é pouco aproveitada.
Já do lado de fora do shopping, voluntários montaram um ponto verde para explicar ao público os objetivos da campanha e sobre a necessidade de apostar em energias limpas, que não geram emissões de CO2. A queima do carvão, um combustível de origem fóssil, é uma das principais fontes de emissão de gases que causam as mudanças climáticas.
“Este foi um protesto pacífico e bem humorado para pedir à Apple que deixe de contribuir com o aquecimento global, abandonando os combustíveis fósseis que movem seus datacenters”, disse Pedro Torres, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil. “Quando as pessoas ao redor do mundo compartilham suas músicas ou fotos na nuvem, elas deveriam ter o direito de saber se ela é alimentada por energia limpa e segura”, afirma Pedro Torres, coordenador.
Protestos semelhantes aconteceram em oito países, incluindo os Estados Unidos, sede da Apple. Milhões de pessoas em todo o mundo utilizam os servidores da empresa ao armazenarem suas informações no serviço iCloud.
Limpe a minha nuvem
O Greenpeace Internacional publicou recentemente o relatório “How Clean is Your Cloud?” (“Quão limpa é a sua nuvem?”), em que avaliou que tipo de energia a Apple e outras treze empresas de TI (Tecnologia da Informação) utilizam para alimentar seus datacenters.
A Apple recebeu notas baixas em todas as categorias, inclusive em transparência sobre as energias utilizadas em suas instalações e em investimentos e construção de datacenters. Mais da metade da demanda energética da empresa é suprida por queima de carvão e quase um terço por energia nuclear.
Com o crescimento da internet em todo o mundo, as empresas de TI precisam aumentar a capacidade de seus datacenters. São edifícios gigantescos, que abrigam milhares de computadores consumindo uma quantidade assustadora de energia elétrica. Para se ter uma ideia do que isso representa, se juntássemos todas as empresas de TI em uma só empresa, ela seria considerada a quinta maior consumidora de eletricidade do mundo.
Mais de 200 mil pessoas já assinaram a petição do Greenpeace pedindo para que a Apple, Amazon e Microsoft se comprometam a utilizar energias limpas para suas nuvens de armazenamento de dados. A petição está disponível na internet pelo endereço:www.greenpeace.org/brasil/limpenossanuvem

Por uma internet mais limpa

Os gigantescos datacenters que armazenam e enviam fotos, e-mails, músicas e vídeos online que desfrutamos e compartilhamos todos os dias são, atualmente, um dos principais responsáveis pelo aumento da demanda mundial de energia elétrica. Para que a internet continue funcionando são lançados, diariamente, na atmosfera toneladas de poluentes prejudiciais à saúde humana e que agravam o aquecimento global.

A boa notícia é que mesmo diante de um cenário pessimista como este, ainda é possível reverter a situação. A indústria da tecnologia é liderada por algumas grandes empresas que podem optar por investir em energias limpas e parar de queimar carvão. Esta decisão foi tomada pelo Facebook, em 2011, graças a pressão de seus próprios usuários que exigiram o uso de energia limpa pela empresa.

A busca de uma matriz energética mundial mais limpa depende da indústria da tecnologia para se tornar real. É por isso que o Greenpeace dá início a uma campanha para que Microsoft, Amazon e Apple – três das maiores proprietárias de datacenters no mundo – tomem a mesma decisão que o Facebook e abandonem o carvão e a energia nuclear da sua matriz energia.

Mande uma mensagem para os CEOs da Microsoft , da Amazon e da Apple, pedindo para eles utilizarem energias limpas em suas nuvens.
A petição está disponível na internet pelo endereço:www.greenpeace.org/brasil/limpenossanuvem

Um comentário: