segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vale do Taquari contará com parque científico e tecnológico


Futuramente a comunidade será beneficiada com a construção do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), que terá por objetivo constituir espaço propício ao desenvolvimento do conhecimento, da ciência e da tecnologia ligados à produção de alimentos e à proteção do meio ambiente. Além disso, será favorável à produção intelectual e voltado para a inovação tecnológica e produção criativa.
A estrutura também pretende atrair e receber empresas de base tecnológica, laboratórios, centros de pesquisa e de negócios ligados à cadeia produtiva de alimentos e à proteção ambiental, bem como unificar as estruturas, empresas e instituições já existentes e instaladas, como o Unianálises, o Centro Vocacional da Silvicultura – voltado à pesquisa em clonagem e micropropagação de plantas, a Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) e o Centro de Pesquisas em Produção de Alimentos.
Com este projeto, pretende-se qualificar e ampliar o número de produtos derivados, principalmente, das cadeias produtivas do leite, suínos, frangos, entre outros, para que as empresas possam agregar valor a estes produtos e conquistar novos mercados, tanto nacionais como internacionais.
Durante este ano, a estrutura será ampliada em mais de 5.000 m², com instalação de cinco laboratórios, como de microbiologia de alimentos, de química de alimentos, de biotecnologia de alimentos, de tratamento de resíduos da produção de alimentos e uma microusina de leite e derivados.
Os recursos financeiros para consolidação do Tecnovates são provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Prefeitura Municipal de Lajeado, da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT-RS) e da Fuvates – mantenedora da Univates.
Saiba mais
A Univates é gestora do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari (PMT/VT), que funciona desde 1994, e do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) que está em implantação, funcionando desde o ano de 2010.
O governo do Rio Grande do Sul, lançou, recentemente, dois editais: um para Polos Tecnológicos e outro para Parques Científicos e Tecnológicos. Os dois editais compreendem um valor de aproximadamente R$ 30 milhões. Os 24 Polos e os 14 Parques existentes no Estado poderão enviar seus projetos para captar recursos desses editais, conforme as regras e valores neles estabelecidos.
O Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari (PMT/VT) deverá enviar projetos nas áreas de alimentos e meio ambiente e o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) deverá enviar um projeto para edificação de parte do prédio que abrigará as empresas que se instalarem no âmbito do parque.
Fonte: Ass. de Imprensa da Univates

Nenhum comentário:

Postar um comentário