sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os Benefícios da Ingestão de Líquidos na Terceira Idade


Quando se chega à terceira idade, se fazem necessários alguns cuidados a mais, para manter uma boa saúde e uma boa manutenção do organismo. É nesta fase também que se torna muito importante a ingestão de líquidos na hidratação do corpo.
Nesta fase da vida é indispensável a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. Com o avanço da idade, essa indicação passa a assumir significativa importância considerando maior vulnerabilidade e probabilidade para o desenvolvimento e manifestações orgânicas de desidratação celular. A desidratação entre as pessoas mais idosas relaciona-se com as seguintes causas básicas: a utilização de medicamentos que induzem o aumento do volume urinário diário, como diuréticos e anti-hipertensivos e a redução na sensibilidade da sede, mediada pelo cérebro.
Além dos já citados, o processo de envelhecimento acarreta maior ressecamento das mucosas, e entre elas, a mucosa oral denominada xerostomia ou boca seca.
A xerostomia é a menor produção e secreção de saliva, pelas glândulas orais, considerada fisiologicamente normal, contudo facilmente corrigida desde que a necessidade de líquidos seja devidamente preenchida.
Diante deste desequilíbrio, e dependendo do tempo pelo qual ele se estenda, o corpo humano não só estará mais vulnerável à desidratação como também poderá ser acometido de alterações renais significativas.
O baixo volume corporal de água exigirá esforço maior dos rins, responsáveis pela filtração do sangue e produção da urina, resultando na retenção de substâncias tóxicas pelo organismo, como ureia, úrico e outras.
Por razões preventivas e de comodidade, aconselha-se que a ingestão de líquidos seja feita no período da manha ou da tarde, excluindo os exageros noturnos, visando prevenir possíveis tombos e quedas durante a noite entre as idas ao banheiro.

Nos refrescos e sucos recomenda-se a adição mínima de açúcar refinada e similar.
No preparo das sopas devemos ter cuidados na adição de sal de cozinha, pois seu uso exagerado é contraindicado à saúde do coração.
Outro fator importante é a variedade de frutas usadas nos sucos e no preparo dos refrescos, pois este fornecerá ao organismo diversos nutrientes importantes nesta fase da vida.
A hidratação adequada do organismo torna-se cada dia mais necessária para melhorar várias funções como facilitar e melhorar o funcionamento do intestino, auxiliar na expectoração de resíduos pulmonares, principalmente nos episódios gripais, importante regulador na manutenção ideal da temperatura corporal, além de promover a revitalização das células, mucosas e peles mantendo a saúde e beleza naturais das mesmas.

Fonte: 
www.guiagratisbrasil.com
Acessado em: 
27/04/2012
Pesquisado por: 
Sandra Denise S M Baeta Pesante – Voluntária Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário