segunda-feira, 7 de maio de 2012

POLUIÇÃO NO RIO TAQUARI

Ação ambiental ocorreu na manhã de sábado, no leito e nas barrancas do manancial, entre os municípios de Estrela e Lajeado

Mais de 600 voluntários e 12 embarcações estiveram engajados na sexta edição da ação Viva o Taquari Vivo, que recolheu 4.312 quilos de lixo no leito e nas barrancas do rio Taquari. O mutirão ocorreu durante toda a manhã de sábado, numa extensão de aproximadamente 4,5 quilômetros, entre as cidades de Estrela e Lajeado. A quantidade de detritos retirados das águas foi menor em relação ao ano passado, quando as equipes recolheram 5.502 quilos.

Os participantes da ação ambiental coletaram desde embalagens plásticas, garrafas PET, ferro, madeira, papelão e isopor até roupas. No entanto, o que mais chamou a atenção das equipes entre os itens encontrados no rio e nas margens foram sofás, pneus, aparelhos de televisão, colchões e tapetes. O lixo recolhido foi encaminhado para reciclagem no aterro sanitário dos municípios de Lajeado e Estrela. A metodologia de separação, classificação, pesagem e tabulação dos resíduos esteve a cargo da bióloga e mestre em ecologia Cátia Viviane Gonçalves, da Univates.

O coordenador da ação, Gilberto Soares, ressaltou que o foco principal foi chamar a atenção da comunidade sobre a importância do manancial. "O rio representa vida, é água ainda relativamente pura, um dos bens mais preciosos da humanidade e do planeta, e as pessoas que participaram da ação fizeram um pouco da sua parte na luta pela preservação do Taquari", disse.

O mutirão envolveu a Associação Comercial e Industrial de Lajeado, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela e a Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado. A Corsan, a Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e a Folhito Indústria e Comércio de Adubos Orgânicos Ltda foram os patrocinadores da ação, que contou ainda com o apoio das secretarias do Meio Ambiente de Lajeado e Estrela, da Univates e da Plastrela Embalagens Flexíveis.

Jornal Correio do Povo 07/05/2012





Fotos blog viva taquari vivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário