quarta-feira, 14 de março de 2012

Operação da PF combate contrabando de agrotóxicos na Fronteira

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira a Operação Salamanca para combater o contrabando de agrotóxicos na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão ( seis preventivas) e 33 mandados de busca e apreensão nos municípios de Alegrete, Itaqui, Manoel Viana, Quaraí e São Borja. Também estão sendo realizadas cinco ações de fiscalização em propriedades rurais. 

Durante as investigações, 23 pessoas foram presas, cinco toneladas de agrotóxicos foram apreendidas, uma aeronave e 21 veículos. A soma do valor dos bens e da mercadoria apreendida supera R$ 3 milhões. Mais de R$ 100 mil  foram pagos em fiança. 

As Delegacias da Polícia Federal em Santana do Livramento e São Borja apuram, além da prática de contrabando, os crimes de formação de quadrilha, receptação e contra o meio ambiente. 

A Operação tem a participação da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Receita Federal e o apoio da Polícia Civil, da Justiça Federal e do MInistério Público Federal (PPF). Mais de 250 policiais e servidores públicos estão envolvidos na ação, que conta com dois helicópteros para monitoramento aéreo. 



O combate ao contrabando de agrotóxicos tem por objetivo a proteção da saúde dos consumidores e do meio ambiente. Os defensivos agrícolas internados ilegalmente não passam por controle das autoridades brasileiras e muitas vezes o princípio ativo informado no rótulo não confere com o produto embalado ou apresenta concentrações diferentes.

As investigações ocorreram integradas à Operação Sentinela, que realiza ações permanentes de fiscalização e inteligência policial na fronteira sul do Brasil. 

Correio do Povo 14/03/2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário