sábado, 24 de março de 2012

O mundo está com sede porque nós temos fome.


Você sabia que para produzir uma fatia de pão são necessários 40 litros de água? Achou muito? Saiba então que um saco de batata frita precisa de 185 litros. Bastante, né? Mas a conta pode aumentar: são 200 litros para a produção daquele copo de leite do seu café da manhã.
Já somos 7 bilhões de pessoas no mundo. E todos precisamos de alimento e água para sobreviver. Enquanto alguns mal têm acesso à comida, outros vivem em comunidades que esbanjam água para a produção de alimentos e bens de consumo.
Façamos um cálculo: se cada humano beber um litro de água por dia (em geral o recomendado por profissionais da saúde são dois litros), isso será equivalente a 2.800 piscinas olímpicas esvaziadas diariamente do planeta – e aqui não estamos contabilizando a quantidade usada para a produção de alimentos nem o consumo dos outros animais que dividem a Terra conosco.
Observado isso, a constatação é óbvia: temos que ter consciência no uso desse recurso tão necessário em nosso dia a dia.
Na campanha deste ano da ONU a organização sugere algumas atitudes:
- Ter uma dieta mais saudável e sustentável. Enquanto um quilo de bife precisa de 15.000 litros de água, um ovo usa 135 litros;
- Consumir em menor quantidade os produtos que mais precisam de água para sua produção (Clique aqui e veja a lista da quantidade de água usada em alguns alimentos);
- Reduzir o desperdício de comida: 30% do que é produzido é jogado fora.
Além disso, você pode reduzir o uso de água em outras situações:
- Reduza o tempo do banho – um banho de ducha de 15 minutos gasta 135 litros.
- Acumule mais roupas para usar a máquina de lavar – cada processo de uma máquina com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por processo.
- Mantenha a torneira fechada enquanto lava louça, lavar o rosto e escovar os dentes. Uma torneira meia aberta gasta 2,5 litros por minuto (uma garrafa grande de refrigerante).
(Dados da Sabesp)
Veja mais no site da UNWater. No canal deles no Youtube há muito vídeos interessantes também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário