A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está marcando o Dia Mundial da Água, neste 22 de março, com um alerta. Segundo a FAO, para gerar um quilo de carne, são precisos 15 mil litros de água. Em comunicado, emitido pela oficina regional da agência em Santiago do Chile, a FAO afirmou que a agricultura utiliza 70% de toda a água consumida no mundo.
Numa nota separada, a relatora da ONU para o direito à água e ao saneamento básico, Catarina de Albuquerque, pediu aos países-membros da organização que honrem seus compromissos em fazer da água um direito humano durante a conferência Rio + 20, marcada para junho, no Rio de Janeiro. Este ano, o tema do Dia Mundial é "Água e Segurança Alimentar". De acordo com especialistas é preciso utilizar o recurso de forma mais inteligente.
O agricultor do Ceará, Napoleão Furtado, falou ao repórter Camilo Freire sobre as consequências da seca. "A primeira seca que eu vi foi em 1958. Eu tinha 12 anos. A água vai se acabando, o pasto vai se acabando também porque a seca judia com tudo. Tanto nós seres humanos, como também os bichos, o gados, os animais." Ainda de acordo com a FAO, a produção de alimentos para atender a uma pessoa somente, a cada dia, requer 3 mil litros de água. Com o crescimento da população, o problema se torna ainda mais grave. Em 2050, o mundo terá 9 bilhões de habitantes, dois bilhões a mais que agora.
Por Mônica Villela Grayley - Rádio ONU
Rádio ONU, parceira da EcoAgência
Nenhum comentário:
Postar um comentário