terça-feira, 10 de julho de 2012

Lobo-marinho juvenil recebe cuidados no Cram


O Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), do Museu Oceanográfico da Furg, recebeu nesta segunda, 9, um novo hóspede: um lobo-marinho-do-sul juvenil. Ele foi encontrado na beira da praia do Cassino, pela manhã, por moradores do balneário que comunicaram ao Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema). Um técnico do Nema foi ao local e ao verificar que o animal estava com uma lesão em uma nadadeira, o levou para o Cram, onde, na tarde de ontem ele estava descansando.


A oceanóloga Paula Canabarro, do Cram, relatou que o lobinho chegou ao Centro bastante cansado, por isso, inicialmente ele iria apenas descansar. Depois, passaria por exame físico para verificação do seu estado geral. O tratamento do animal no Cram também inclui hidratação e alimentação, entre outros procedimentos.


Também nesta segunda, 9, outro lobo-marinho juvenil, que estava em tratamento no Centro de Recuperação há duas semanas, foi encaminhado para liberação. Técnicos do Nema que faziam monitoramento de praia entre o Molhe Oeste e o Farol Sarita, o levaram para reintroduzi-lo no mar. Este animal chegou ao Cram debilitado e magro, mas em duas semanas se recuperou e engordou.


Paula Canabarro observa que a maioria dos animais dessa espécie se reproduz em ilhas do Uruguai e da Argentina, e nos meses de inverno e primavera migram para a costa gaúcha para alimentar-se. Muitos vão para a praia simplesmente para descansar e depois retomar sua migração, o que significa que é normal eles aparecerem na orla. "A praia é lugar deles". Somente os debilitados são levados para o Cram.


A oceanóloga orienta as pessoas que os virem na praia a fazerem contato o Museu oceanográfico (53 3232.9107) ou com o Nema (53 3236.2420), que enviarão técnicos para verificarem as condições dos animais.


Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário