sábado, 21 de julho de 2012

Vacina protege, defende Cremers


A vacina é a única medida segura de proteção contra o vírus H1N1, responsável pela gripe A e deve ser fortemente recomendada. A avaliação é do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), que, nesta sexta-feira, reuniu integrantes de suas Câmaras Técnicas de Emergência, Infectologia e Pediatria para avaliar o crescente número de óbitos relacionados à infecção por Influenza A H1N1 e apresentar propostas de enfrentamento do problema que atinge o Estado.
Segundo nota divulgada pela entidade, após a análise de todos os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde, houve consenso em relação à necessidade de proteção da sociedade por meio da vacinação.
A entidade observa, ainda, que, devido ao fato de 80% dos casos por H1N1 no Brasil ocorrem na região Sul, a política de vacinação deve ser priorizada nos três estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e estendida à população, e não apenas aos grupos de risco. A nota destaca que "mesmo não se configurando uma epidemia com as características de 2009, há um evidente aumento de número de casos de Influenza A H1N1 em relação a 2010 e 2011", aponta o documento divulgado à imprensa. 


O Cremers também concluiu que o correto será, em razão dos picos ocorrerem ao redor da 26 semana epidemiológica, proceder a vacinação com antecedência, nos meses de março/abril. Por fim, recomenda que a utilização precoce do Oseltamivir em síndromes gripais inespecíficas deve ser reforçada. Portanto, a política de facilitar o acesso à medicação após a prescrição médica é uma medida acertada. Além disso, aplaude as campanhas de higienização.
Jornal Correio do Povo 21/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário