terça-feira, 10 de julho de 2012

O ProUni RS e o futuro


O futuro é aquele "lugar" sobre o qual pensamos, fazemos planos e com o qual passamos grande parte do tempo preocupados, porque dele depende parte de nossa felicidade e da realização no presente. Nossa preocupação com o futuro, as projeções e o entendimento de como será a vida das pessoas, dos países, das organizações e das empresas é crucial para que nosso projeto de vida se constitua. Bem, provavelmente, ele operará mudanças significativas em todas as áreas; os empregos serão outros, novas atividades surgirão e outras desaparecerão. É possível, inclusive, que grande parte das profissões de sucesso e destaque no futuro ainda não tenham sido nem inventadas. Isso porque novas atividades deverão surgir de necessidades que desenvolveremos na sociedade. 
Assim também acontecerá com as empresas e com os produtos, pois muitos dos que hoje são fundamentais deixarão de ser nos próximos anos. Esse fenômeno já é perceptível naqueles produtos tecnológicos e de consumo, como, por exemplo, os telefones fixos, que já foram investimento declarável no Imposto de Renda e fonte de receitas de aluguel dos aparelhos. Atualmente, cada vez mais perdem espaço para a mobilidade dos celulares e há muito tempo deixaram de representar uma oportunidade de renda. 
Nesse movimento rápido da sociedade contemporânea, global e de consumo, profissões, produtos, empregos e empresas desaparecem rapidamente, mesmo que, muitas vezes, achemos inacreditável que isso possa ocorrer em um curto espaço de tempo. 
Esse fenômeno também se aplica às escolas e universidades que, cada vez mais, deverão repensar sua atividade. Nesse ambiente desafiador, elas continuarão desempenhando um papel estratégico no futuro. Dessa forma, analisar e planejar a expansão das carreiras profissionais e das necessidades atuais e futuras de formação torna-se estratégico para a sociedade gaúcha, especialmente porque experimentamos uma expansão das atividades industriais e de serviços com mais necessidade de qualificação. 
Pensar que a formação de pessoas é um processo de média duração faz-nos acreditar que a criação e o lançamento do ProUni RS, no âmbito do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica, cria condições de orientar um desenvolvimento econômico, social e profissional mais sustentável e que preconiza um planejamento da formação superior no Estado. Ele servirá não apenas para atender a um mercado de trabalho atual e futuro, mas também para proporcionar uma formação de qualidade em áreas de necessidade estratégica para o Rio Grande.
 Cléber Prodanov
Secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário