sexta-feira, 18 de março de 2011

CHARQUEADAS QUER A IESA

Manifestação na Capital reuniu mais de mil pessoas para pressionar a Fepam a liberar licença
Ato, que teve apoio de políticos e empresários, ocorreu em frente ao Piratini
Mais de mil moradores de Charqueadas estiveram ontem mobilizados na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre. O ato foi articulado, com o apoio de políticos e empresários, para pressionar a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a agilizar o processo de licenciamento para que a Iesa Óleo & Gás, fabricante de módulos para plataformas de petróleo, possa se instalar na Granja Carola, na entrada da cidade.

Charqueadas venceu a disputa com Navegantes (SC) para a instalação da metalúrgica em novembro do ano passado. No entanto, a direção da Iesa sinaliza com a possibilidade de rever a decisão se as licenças prévias, de instalação e de operação, não forem emitidas até 15 de abril.

O prefeito Davi Gilmar de Abreu Souza ressaltou que a Iesa impulsionará a movimentação de "bilhões de dólares" na economia da região Carbonífera que, atualmente, abriga 5 mil desempregados. A Iesa projeta investir R$ 20 milhões em Charqueadas, com geração de 2 mil empregos diretos e indiretos, além de outros 2 mil postos de trabalho. A Iesa tem até 30 de julho para operar a pleno, com o objetivo de disputar a licitação para o fornecimento de equipamentos para as plataformas de exploração off-shore da Petrobras.

O diretor-presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, destacou que todos os procedimentos deverão estar finalizados até 15 de junho. Ele disse que a demora se deve à necessidade de adequação do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental, elaborados pela empresa, à legislação ambiental vigente no Estado.
Fonte:Jornal Correio do Povo  18/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário