sexta-feira, 4 de março de 2011

MUNICÍPIOS PÕEM POTENCIAL DA ÁREA DO CAMPO NA VITRINA

Peculiaridades da produção rural e características do trabalho no campo da região fazem parte do espaço ocupado pelas secretarias de Agricultura e de Turismo de diversos municípios da região na 11ª Expoagro Afubra, desde terça-feira, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. O grande fluxo de visitantes de diferentes partes do Estado, País e até do exterior também se tornou um aliado para a divulgação de eventos e dos atrativos turísticos.


Uma comitiva da 14ª Festa Estadual do Feijão de Sobradinho (Fejão) participou ontem da programação. A presidente do evento, Tatiana Lisboa, a rainha Caroline Limberger da Silva, as princesas Carina Busatto e Tatiana Muraro, e o mascote Feijãozito estiveram pela manhã no 4° Seminário Regional de Turismo Rural. O grupo fez o convite para as festividades, de 30 de março a 3 de abril. Ao meio-dia, no espaço da Associação do Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), houve degustação do caldo integral de feijão temperado, uma das novidades que os visitantes encontrarão na festa deste ano. O estande do município na Expoagro apresenta sementes de feijão de diversas variedades, doces, bolachas, vinho e artesanato.

No espaço logo ao lado, os visitantes sentem o aroma das uvas de Encruzilhada do Sul. A veterinária da Secretaria de Agropecuária, Márcia Louzada, observa que diversos visitantes já confundiram as maçãs expostas no local, procedentes da safra deste ano, com objetos de decoração feitos com plástico devido à sua intensa coloração. Ainda estão em demonstração vinhos obtidos a partir dos parreirais locais, geleias e artesanato de lã de ovelha. Ao meio-dia de ontem, na Casa da Emater, ocorreu a degustação da carne de ovelha, considerada uma das mais saborosas no Estado. Márcia observa que muitas pessoas ainda ficam surpresas ao saberem do potencial na área da fruticultura de Encruzilhada, especialmente com a qualidade das uvas.

AGROINDÚSTRIAS
A diversificação na área rural em Venâncio Aires tem destaque no espaço da Secretaria Municipal da Agricultura até hoje. O técnico rural Gerson Rodrigo Antoni explica que o trabalho de divulgação dá ênfase para as agroindústrias, com o objetivo de mostrar que elas se tornaram um bom negócio, especialmente na comercialização para as refeições escolares. Entre os exemplos em exposição estão produtos do entreposto de ovos, conservas, leite, mel, embutidos, rapadura e a tradicional erva-mate do município. Além disso, a secretaria divulga o sistema de construção de filtro para o tratamento de esgoto nas propriedades rurais, desenvolvido em parceria com a Emater.
A Secretaria da Agricutura de Rio Pardo aproveita a Expoagro para difundir o trabalho de diversificação no município. Entre os principais produtos estão leite, melancia, abóbora, aipim, soja e peixes. O secretário Erni Oliveira afirma que o município é um dos pioneiros na região na implantação de uma agroindústria com empacotamento de leite. Ressalta que existe necessidade de conscientizar os agricultores familiares sobre a importância de agregar variedades de culturas que tragam mais renda para as propriedades.
O potencial rural e turístico de Vale do Sol, Boqueirão do Leão, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Passo do Sobrado, Taquari e Cachoeira do Sul também está exposto no espaço dos municípios durante a feira. Em outra área, nos fundos da Casa da Emater, ocorre a divulgação das atrações da Rota Germânica do Rio Pardinho, Caminho dos Tropeiros (Candelária), Grupo Integração Turismo Rural (General Câmara e Vale Verde), Rota da Erva-Mate (Vale do Taquari), Sabores e Saberes do Vale do Caí e Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales).

Fonte:JornalGazeta do Sul 03/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário