quinta-feira, 23 de junho de 2011

CHEGAM AO CRAM MAIS 26 PINGUINS SUJOS DE ÓLEO

Maioria dos "pacientes" são jovens
O Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), do Museu Oceanográfico da Furg, recebeu hoje, 22, mais 26 pinguins-de-magalhães sujos de óleo. Destes, 24 foram recolhidos da beira da praia na região de Mostardas por técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que atuam na Lagoa do Peixe.
Técnicos do Cram foram buscá-los de barco hoje à tarde em São José do Norte, até onde os animais foram levados por servidores do ICMBio. A equipe do Parque entregou 25, mas um deles estava muito fraco e morreu no trajeto entre São José do Norte e Rio Grande. Além destes, outros dois pinguins foram entregues no Cram, ontem, por um casal que os trouxe do Litoral Norte.
Somando estes 26 com os 20 que já se encontravam no Cram, no final da tarde o Centro estava com 46 aves atingidas por petróleo no mar. Na terça-feira, havia 21, porém uma delas morreu. Dos novos "pacientes", a maioria é juvenil. Apenas quatro são adultos. Todos estão desidratados e subnutridos, sendo que cinco estão em situação mais delicada.
Nesta quarta, os animais recém-chegados receberiam apenas hidratação via oral. A partir de amanhã, 23, receberão o tratamento aplicado aos outros - exames, banho superficial para retirada de fezes das penas, hidratação e alimentação. Assim como os demais, quando estiverem mais fortes, eles serão submetidos a banho com sabonete neutro para a retirada do óleo de suas plumagens.
Por Carmem Ziebell
carmen@jornalagora.com.br
Fonte:Jornal Agora 23/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário