quinta-feira, 2 de junho de 2011

DICAS E EQUIPAMENTOS PARA ECONOMIZAR ÁGUA EM SUA CASA

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), diariamente são desperdiçados cerca de 2,5 milhões de litros d’água, sendo as residências as maiores “vilãs”. O consumo doméstico no Brasil é de 140 litros de água/pessoa/dia.Em ambientes comerciais e públicos (como centros comerciais, restaurantes, e outros) há alguns anos se usam as torneiras com temporizador por pressão ou com sensor de presença que economizam muita água e muito dinheiro também, pois reduzem em até 50% o consumo.

Você pode até usar alguns modelos dessas torneiras em casa, mas geralmente nas residências o uso é mais restrito, não havendo essa necessidade de limitar o tempo de uso. Sendo assim, na sua casa você pode usar dois itens básicos pra economizar:

Bom senso (pra não deixar escorrendo água enquanto escova os dentes)

◦Arejadores, que misturam ar à água que sai da torneira, que gera a sensação de maior volume e mantém a eficiência da lavagem, economizando até 60% de água.
Não é o máximo? E o melhor: são fáceis de instalar e custam cerca de R$20,00. Alguns novos modelos de torneiras e chuveiros já vêm com o arejador instalado.

Nos chuveiros, além de utilizar os arejadores, você pode instalar também um kit reciclador de energia, uma engenhoca genial (inventada por um brasileiro) que aproveita a energia térmica da água quente que cai do chuveiro pra esquentar a água que ainda está no cano, reduzindo em 30% o gasto com energia elétrica em uma residência e pode ser instalado também em sistemas de aquecimento solar ou a gás.

Funciona assim:
1) a água fria que vem da tubulação é desviada por uma conexão externa (nem precisa quebrar parede pra instalar);
2) ela passa pela serpentina e sobe para o chuveiro, que vai esquentar essa água;
3) a água já aquecida pelo chuveiro cai sobre a serpentina que fica embaixo do tapetinho de borracha, esquentando-a;
4) por transferência de energia térmica, a água que vem fria da tubulação aquece ao entrar em contato com a serpentina quente, demandando menos potência da resistência do chuveiro e economizando energia elétrica.

Com relação aos vasos sanitários, os modelos mais antigos de bacias sanitárias chegavam a gastar até 15 litros de água por descarga. Hoje em dia, a média é de 9 litros de água por acionamento. Imagine a frequência de uso em uma residência, multiplique pelos vários moradores, mais as outras casas, o bairro, a cidade. Enfim: são bilhões de litros de água potável usados diariamente para levar nossos resíduos para a estação de tratamento mais próxima, se houver. Mas esse gasto pode ser diminuído em nossas casas se forem utilizadas uma bacia sanitária com caixa acoplada ou uma válvula de descarga com duplo acionamento.
Uma opção é investir em modelos com caixa acoplada, que tem o volume de água fixo (cerca de 6 litros). Essa opção tem ainda outra vantagem: facilita a instalação de hidrômetros individuais em edifícios antigos, que ainda não tenham esse sistema.
Se na sua residência moram idosos ou cadeirantes, opte pela bacia convencional com válvula de descarga econômica, pois a caixa acoplada pode atrapalhar o movimento destas pessoas. As válvulas de descarga econômicas tem duplo acionamento: um para resíduos líquidos (vazão de 3 litros) e outro para resíduos sólidos (vazão de 6 litros). O uso dessa válvula pode gerar uma economia diária de água de mais de 30%!

É importante também não economizar na hora de comprar esses itens: compre produtos duráveis, com certificações ambientais e de empresas que dêem boas condições de trabalho aos seus empregados. Isso também é sustentabilidade!

Mais informações:
- Tabela de equipamentos economizadores da SABESP (http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=145)
- Apostila sobre aparelhos sanitários economizadores (http://www.labeee.ufsc.br/~luis/ecv5644/apostilas/aparecon.pdf)
-Catálogo de produtos ecológicos e economizadores de água – Ecomeios (http://www.ecomeios.com/pdf/Catalogo.pdf)
Fonte: http://www.coletivoverde.com.br/
Acesso em: 22/05/2011
Pesquisado por Carla Diniz – Voluntária Online
Fonte:blog voluntariosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário