quinta-feira, 2 de junho de 2011

ESPORTE E PRESERVAÇÃO: OS SEGREDOS DA NAVEGAÇÃO E DA POLUIÇÃO

Estrela - Cerca de 140 pares de braços - de 7 a 14 anos de idade - estão motivados a se integrar a uma causa: fazer da atividade esportiva do Projeto Navegar um motivo a mais para colaborar com a preservação da natureza. As crianças e adolescentes estão aprendendo as lições das águas com a limpeza do principal manancial da região. Quase meia tonelada de lixo - que devia ser descartada nos pontos corretos - já foi retirada do local.

Desde a última quarta-feira do mês de maio - o Dia do Desafio -, quem cai nas águas do Taquari com os remos do Projeto Navegar, uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer de Estrela (Smel), se dedica a retirar o que foi depositado em diferentes partes do rio e que foi parar às margens da Princesa do Vale. “É uma ação que começou para contribuir com o meio ambiente”, explica a coordenadora do Navegar, Jaqueline da Silva.
Sob a coordenação dela, os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino aprendem a navegar - nas modalidades de remo, vela e canoagem - além da preservação e do cuidado com o rio. “As pessoas deviam ter essa mesma consciência, pois a gente chega aqui, todo o início de semana, e encontra um monte de lixo abandonado”, expõe a professora.
Além das ações no manancial, os afluentes dele - como o Arroio Estrela - também estão na rota da preservação das crianças. “A gente sempre recolhe o lixo que encontra lá, porque tudo acaba parando dentro do Taquari”, completa a coordenadora.
A atividade que ocorre no contraturno das crianças dura, em média, uma hora e 30 minutos e é uma iniciativa da Smel, a qual começou em 2000, por meio do incentivo do Ministério do Esporte. Desde a semana passada já foram coletados oito sacos de detritos com capacidade de 60 quilos cada de dentro do curso d’água. São garrafas PET, sacolas, troncos e material que poderia ter ido para a reciclagem.
Fonte:Jornal o Informativo do Vale 02/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário