quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Batalhão Ambiental investiga morte de peixes no Vale do Taquari


O Batalhão Ambiental da Brigada Militar do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, está investigando a mortandade de peixes no Arroio Sampaio, no município de Cruzeiro do Sul. A suspeita é que o motivo tenha sido o vazamento de produto químico na água.
Os peixes começaram a aparecer mortos no fim de semana, mas na tarde desta segunda-feira (20) foram encontrados jundiás e lambaris boiando no arroio. Um agricultor, dono de um camping às margens do Arroio Sampaio, disse que, além dos peixes mortos, surgiram manchas brancas nas pedras.
O Batalhão percorreu sete quilômetros para encontrar o problema. De acordo com o comandante, houve vazamento de produto químico de uma estação de tratamento que pertence a uma indústria de farinha de osso.
O líquido transbordou e atingiu a água. A empresa foi autuada por crime ambiental. O valor da multa vai ser definido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). De acordo com a Fepam, a indústria tem licença para aplicar a gordura, mas só no solo agrícola.
Por sua vez, a empresa disse que vai encaminhar o caso ao departamento jurídico para recorrer da multa.
O Batalhão não soube dizer quantos peixes morreram e se a causa foi mesmo o vazamento de produto químico.
G1-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário