sábado, 7 de abril de 2012

Dia Mundial da Saúde terá campanha em favor do envelhecimento saudável

Em campanha que será lançada neste sábado, 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz um alerta aos países para a adoção de medidas que garantam o envelhecimento saudável da população. Esse é o tema escolhido pela entidade para a data, que marca os seus 64 anos de fundação.
O alerta da OMS decorre da previsão de que, dentro de poucos anos, pela primeira vez, a população com mais de 60 anos de idade será maior que a de crianças com menos de 5 anos. 
De acordo com as recomendações da OMS, as autoridades de saúde precisam conter as doenças crônicas não transmissíveis que mais atacam os idosos, como ataque cardíaco, câncer, diabetes e doenças pulmonares.
De acordo com a OMS, as pessoas em países pobres têm risco quatro vezes maior de morrer ou sofrer alguma deficiência por causa de uma doença crônica em comparação as que vivem em nações ricas.
A maioria das enfermidades relacionadas à velhice pode ser prevenida ou submetida a tratamento de baixo custo. Exemplo disso é o controle da pressão sanguínea, fator de diminuição do risco de infarto. No entanto, menos de 15% dos idosos em países pobres e em desenvolvimento adotam procedimentos para controlar a pressão alta.
A organização recomenda a adoção de medidas para diagnóstico precoce de doenças crônicas e a promoção de hábitos saudáveis em todas as faixas etárias.
Com o tema “Envelhecimento e Saúde” e com o slogan “Uma boa saúde para um envelhecimento mais saudável”, o Mundial Mundial da Saúde/2012 quer estimular uma boa saúde ao longo da vida, permitindo que as pessoas idosas continuem a viver uma vida plenamente produtiva e serem um recurso para as suas famílias e comunidades.
Estatísticas
A terceira idade é algo que diz respeito a todos, jovens ou adultos, homens ou mulheres, ricos ou pobres – onde quer que vivamos.
A população mundial está envelhecendo a passos largos. Entre o ano 2000 e 2050, a proporção de pessoas com mais de 60 anos de idade entre a população mundial irá duplicar, passando de 11% para 22%.
Durante o mesmo período, o número absoluto de pessoas com 60 ou mais anos de idade aumentará, muito provavelmente, de 605 milhões para dois bilhões. Estima-se que até 2050, o número de pessoas com 80 anos de idade venha a duplicar.
Nos próximos cinco anos, e pela primeira vez na história da humanidade, o número de adultos com 65 anos de idade, ou mais, será maior do que o número de crianças menores de cinco anos.
Estima-se que esta evolução demográfica será mais rápida e espetacular nos países de baixa ou média renda. Por exemplo, enquanto serão necessários cerca de 100 anos para que a proporção da população francesa com 65 anos e mais passe de 7% para 14%, em países como o Brasil e a China, este crescimento levará apenas 25 anos.
Desafios para o presente
A elevação considerável na expectativa de vida, de quase 50 anos num século, devem em grande medida aos progressos socioeconómicos e ao sucesso de estratégias de saúde pública. Porém, o que é um dos maiores triunfos da humanidade, e também um dos seus maiores desafios.
O envelhecimento global causa um aumento das demandas sociais e econômicas em todo o mundo. No entanto, as pessoas da terceira idade são, geralmente, ignoradas como recurso quando, na verdade, constituem recurso importante para a estrutura das nossas sociedades.
É preciso que os países encontrem formas de financiar as necessidades trazidas por este envelhecimento, envolvendo governos, as organizações médicas e de saúde e a sociedade civil na implementação de políticas e programas de “envelhecimento ativo” que melhorem a saúde, a participação e a segurança dos cidadãos mais velhos. Diante isso, a hora para planejar e agir é agora.
Em todos os países, e especialmente nos países em desenvolvimento, medidas para ajudar pessoas mais velhas a se manterem saudáveis e ativas
são uma necessidade, não um luxo.
Uma nova mentalidade
Os desafios de uma população em processo de envelhecimento são globais, nacionais e locais. Superar esses desafios requer um planejamento inovador e reformas políticas substanciais tanto em países desenvolvidos
como em países em transição.
Os países em desenvolvimento enfrentam os maiores desafios, e a maioria deles ainda não possui políticas abrangentes para o envelhecimento.
A terceira idade foi tradicionalmente associada à aposentadoria, doença
e dependência. As políticas e programas vinculadas a este paradigma
ultrapassado não refletem a realidade, pois, na verdade, a maioria das pessoas
permanece independente na idade mais avançada.
Especialmente nos países em desenvolvimento, várias pessoas acima de
60 anos continuam a participar da força de trabalho. Os indivíduos idosos são ativos no setor de trabalho informal (por exemplo, trabalho doméstico e atividades autônomas, de pequena escala) embora isto não seja
reconhecido nas estatísticas do mercado de trabalho.
A contribuição não remunerada das pessoas idosas em casa (tais como
tomar conta de crianças ou de pessoas doentes) permite que os jovens da família tenham atividades remuneradas. Em todos os países, as atividades voluntárias dos idosos são uma importante contribuição social e econômica para a sociedade.
Em um documento formulado em 2002, em que já alertava para o acelerado envelhecimento da população mundial, a Organização Mundial de Saúde diz que é momento de termos um novo paradigma, que perceba os idosos como participantes ativos de uma sociedade com integração de idade, contribuintes ativos, e beneficiários do desenvolvimento.
 

Um alerta a todo o planeta
O Dia Mundial de Saúde é comemorado anualmente no dia 7 de abril para assinalar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.
Trata-se de uma campanha mundial, através da qual a entidade faz um alerta aos líderes mundiais e à sociedade de todos os países, para que reflitam sobre um problema específico de saúde pública com um impacto mundial.
Com isso, o objetivo é o de estimular o surgimento de ações para a proteção da saúde e do bem-estar das pessoas em todo o planeta.

Viver bem para envelhecer com saúde
Para que pessoa desfrute de uma vida saudável na terceira idade, é preciso que antes se tenha cultivado uma boa saúde. A má nutrição antes do nascimento aumenta o risco de doenças como as patologias respiratórias ou diabetes na idade adulta. As infecções respiratórias contraídas durante a infância podem aumentar o risco de bronquite crônica na idade adulta. Os adolescentes obesos correm o risco de sofrer de doenças crônicas durante a idade adulta (diabetes, patologias circulatórias e complicações respiratórias e músculo-esqueléticas).
Envelhecer com saúde depende de vários fatores. O sistema biológico do ser humano, que aumenta à medida do seu crescimento, atinge a sua plenitude na idade adulta e vai diminuindo naturalmente nos anos seguintes. A rapidez deste declínio é determinada, pelo menos em parte, pelo comportamento e por tudo ao que a pessoa está exposta ao longo da vida. Isto é, pela nossa alimentação, a prática ou não de atividade física e a exposição a riscos para a saúde, como o tabagismo, o consumo nocivo do álcool, ou a exposição a substâncias tóxicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário