sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O DECISIVO HÁBITO DA LEITURA

Ao longo dos tempos, os livros vêm sendo um meio eficaz de transmissão da cultura e do conhecimento. Mesmo com novas tecnologias disponíveis, com o advento do livro eletrônico, o formato em papel continua em voga e as editoras têm adotado a estratégia de lançar obras tanto de forma tradicional como por novas mídias, como os leitores digitais.

O gosto pela leitura é um hábito que deve ser cultivado e receber o incentivo da sociedade, em âmbitos escolar e familiar. É preciso repassar às novas gerações a ideia de que a informação e a análise dos fatos e acontecimentos, bem como a apreensão de conteúdos, são decisivas para que o indivíduo possa ter a necessária reflexão crítica para a vida na coletividade. É a partir dos seus conhecimentos que ele irá ocupar um espaço no mercado de trabalho, garantindo-lhe as melhores oportunidades disponíveis e contribuindo para o crescimento do país.

Outro fato importante é que a leitura é fundamental para que se edifique uma identidade nacional e um conjunto de valores positivos a serem transmitidos de geração em geração. A pessoa que lê é também agente do seu cotidiano, não dependendo de intermediários para construir sua opinião sobre as ocorrências do seu meio.

A pouca tendência de leitura mostra seus resultados quando se verifica a posição do país, 88, no ranking de educação da Organização. É necessário que as autoridades formulem políticas públicas para que o alunado, desde a mais tenra idade, possa receber o necessário incentivo para adquirir o hábito de ler, seja como parte de suas tarefas escolares, seja como mero entretenimento. Certamente isso deverá, a médio e a longo prazos, levar a que tenhamos gerações de especialistas nas mais diversas áreas do saber, com o país superando os atuais entraves que o limitam na hora de ingressar no rol dos desenvolvidos.

Fonte:Editorial do Jornal Correio do Povo 18/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário