Cerca de 25 embarcações foram para o Rio Jacuí com o propósito de realizar um mutirão de limpeza. Proibidos de pescarem no período da piracema (novembro, dezembro e janeiro), os pescadores ganharam uma cesta básica em troca do lixo recolhido.
Organizados, os pescadores recolheram vários sacos de lixo com garrafas pet, cordas, carcaças de computador, cadeiras, pneus, entre outros.
A ação teve o incentivo da Sociedade dos Mineradores de Areia do Rio Jacuí – Smarja, a parceria com o Sindicato dos Pescadores de São Jerônimo, Charqueadas, Triunfo, General Câmara, Taquari, o apoio da Colônia dos Pescadores Z 5 e de entidades assistências como Lions Clube, Rotary Clube, Emater, Patrulha Ambiental, Coordenadoria de Gestão Ambiental da Ulbra São Jerônimo, Prefeitura, Coordenadorias de Agricultura e Meio Ambiente e Defesa Civil.
- Isto seria bom nós poder fazer todos os meses, para melhorar o nosso rio e, consequentemente, a nossa pesca -, destacou o pescador Pito, ao desembarcar na praia do Encontro.
Segundo estimativa da Smarja, cerca de cinco toneladas de lixo foram retiradas no trecho entre o Porto do Conde e até a divisa de São Jerônimo e Charqueadas.
- O montante de lixo é assustador, mas serve para alertar a sociedade da importância de cuidar do meio ambiente -, destacou Sandro Almeida, presidente da Sociedade dos Mineradores de Areia do Rio Jacuí (Smarja).
Para o presidente da Federação dos Pescadores da Colonia Z 5, Vilmar Coelho, o incentivo da Smarja ajuda os pescadores nesta época de piracema. Vilmar acompanhou o trabalho dos pescadores de São Jerônimo. No último dia 14, os pescadores da Ilha da Pintada haviam recolhido nove toneladas de lixo no Delta do Jacuí.
Fonte:http://www.portaldenoticias.com.br/
cuidar da nossas águas é um método de perservar a natureza e também nossa saúde porque bebemos dessa água ; lixo não e sim perservar o que deus nos deu de tão lindo que é essa natureza vamos cuidar juntos . parabéns á todos que cuidão do nosso rio guaiba.
ResponderExcluirEsta Smarja tem um grande passivo com a sociedade, ela junto com mais 2 empresas mineradoras de areia, destruíram o rio jacuí, já não existe mais praias ao longo do rio, da pra contar nos dedos de uma mão quantas praias existem hoje, essa Ação de coletar lixo e valida, mas é apenas cortina de fumaça, orquestrada pela mineradora, pois ela responde em uma ação civil publica, e certamente sera condenada por crime ambiental.
ResponderExcluir