quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PONTE FERROVIÁRIA DA VOLTA DO BARRETO - GENERAL CAMARA

Muitas vezes atrações turísticas interessantes, seja pela paisagem, seja pelo valor histórico, são esquecidas, deixadas de lado dos roteiros tradicionais e por isso mesmo acabam sendo pouco conhecidas.

Uma destas atrações se localiza aqui pertinho de casa, no município de Triunfo e às margens do Rio Taquari. A localidade conhecida por “Volta do Barreto” tem como atração uma bela ponte ferroviária, de construção metálica, que interliga a localidade ao município de General Câmara, na outra margem do rio.

O nome “Volta do Barreto” vem da localidade estar situada à margem do rio, junto a um ponto onde o Taquari descreve uma “volta” em seu percurso.

Barreto, nos áureos tempos do transporte por linha férrea para o interior do estado, fazia parte da ferrovia que ligava a capital Porto Alegre ao então importante nó ferroviário que era a cidade de Santa Maria, e sediava uma estação que hoje se encontra completamente abandonada e depredada, restando de pé somente suas paredes. Triste testemunha do desmonte e do abandono a que foi relegado o sistema de ferrovias em nosso país.
Na margem do rio, junto à “Ponte do Barreto”, existe também uma pequena balsa para travessia de automóveis e pequenos caminhões, proporcionando ligação por estrada ao município de General Câmara


























LEIA TAMBÉM:

PONTE DO BARRETO-A HISTÓRIA RECONTADA




Nenhum comentário:

Postar um comentário