O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, assinou hoje (5), em São Paulo, a proposta que permite ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) usar energia solar em residências do Programa Minha Casa, Minha Vida. A proposta foi elaborada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo. O documento foi assinado durante 12º ConstruBusiness – Congresso Brasileiro da Construção, feito pela Fiesp. A proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura em fevereiro deste ano. A finalidade do projeto é estimular a capacidade energética por meio de fontes renováveis. O senador Ronaldo Nogueira disse que nos últimos anos, o setor elétrico tem sofrido com o desequilíbrio entre oferta e a demanda de energia, devido à escassez de chuva e deficiência no planejamento setorial. Segundo o senador a solução tem sido acionar as usinas termoelétricas, uma produção mais cara e poluente. O senador Ronaldo Nogueira, explicou que o governo federal está engajado na construção de residências ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. "É o governo federal mostrando seu compromisso com o trabalhador brasileiro, com o meio ambiente e com a eficiência que evidentemente deve presidir as atividades empreendidas pelos setores público e privado.”
Em visita à sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) na última semana, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, elogiou o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), desenvolvido pela comissão com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e que será instalado em Iperó, no interior de São Paulo. A AIEA é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo Amano, o reator representará avanços na área da medicina nuclear do Brasil, que vão beneficiar a população com a produção de radioisótopos utilizados em radiofármacos aplicados em tratamentos de câncer e em diagnósticos de doenças do coração e do cérebro, entre outras. “Vai beneficiar milhões de pessoas em seu país”, disse.
O presidente da CNEN, Renato Cotta, admitiu que há um atraso no desenvolvimento do projeto do RMB, mas disse que há expectativa de liberação de recursos do governo ainda este ano para a contratação do projeto executivo de engenharia, que deve levar dois anos. Depois disso, são necessários mais dois anos para construção do reator. “Nossa perspectiva é essa. Se continuar o nosso cronograma de assinatura do projeto executivo agora e construção logo a seguir, a gente está com isso concluído em 2020”, disse.
Segundo Cotta, o Brasil produz atualmente uma série de radiofármacos de meia-vida curta, com efetiva aplicação por um período de duas horas, mas o radioisótopo de vida-longa, que pode durar até 60 horas, ainda precisa ser importado, o que deixa o país dependente do mercado internacional. Com o RMD, essa dependência e a demanda reprimida pelos medicamentos serão reduzidas. Hoje, a medicina nuclear no Brasil é responsável por dois milhões de procedimentos médicos, um terço da demanda real por tratamentos desse tipo, segundo o presidente da CNEN.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), Cláudio Tinoco Mesquita, com a produção a partir da entrada em funcionamento do reator, o Brasil se tornará autossuficiente em radiofármacos. “Não vai mais precisar importar nada. É um projeto para a autossuficiência total. O Brasil tem toda a capacidade para produzir aqui. Só precisa que haja o investimento.” Prêmio
Yukiya Amano recebeu da CNEN o Prêmio Octacílio Cunha, concedido desde 1981 a entidades que contribuem para o desenvolvimento do setor nuclear brasileiro. Entre os premiados deste ano também estão a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e a Amazônia Azul Tecnologia de Defesa (Amazul).
A premiação encerrou a agenda de Amano no Brasil, que incluiu uma reunião com o ministro Gilberto Kassab e visitas ao Centro Experimental de Aramar, em Iperó, no interior de São Paulo, e à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis (RJ), onde estão instaladas as usinas nucleares Angra 1, Angra 2 e o canteiro de obras de Angra 3.
O número de pessoas com diabetes no mundo passou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), a entidade alerta que a prevalência do diabetes entre maiores de 18 anos no mundo passou de 4,7% para 8,5% no mesmo período – sobretudo em países de baixa e média renda.
Ainda de acordo com a organização, a doença figura como a principal causa de cegueira, falência dos rins, ataques cardíacos e amputações de membros inferiores. Em 2012, cerca de 1,5 milhões de mortes foram diretamente provocadas pelo diabetes, enquanto 2,2 milhões de óbitos foram atribuídos a altos níveis de glicose no sangue. Quase a metade dessas mortes foi registrada em pessoas com menos de 70 anos. “A OMS estima que o diabetes será a sétima causa de morte no mundo até 2030. Adotar uma dieta saudável, praticar atividade física regular, controlar o peso e evitar o tabaco são formas de prevenir ou de atrasar o diagnóstico de diabetes tipo 2”, destacou a entidade. “O diabetes pode ser tratado e suas consequências podem ser evitadas ou mesmo atrasadas por meio de dietas, atividade física, medicamentos e exames regulares”, completou. CONSEQUÊNCIAS Ainda segundo a OMS, o diabetes, ao longo do tempo, pode provocar danos ao coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. As consequências mais comuns são: - Adultos com diabetes têm de duas a três vezes mais chances de apresentar ataques cardíacos e derrames. - Associados à redução do fluxo sanguíneo, danos aos nervos do pé provocados pelo diabetes aumentam a chance de úlcera nos pés, infecções e eventual necessidade de amputação de membros inferiores. - A retinopatia diabética é uma importante causa de cegueira e acontece como resultado de danos acumulados a longo prazo aos vasos sanguíneos da retina. Cerca de 2,6% de todos os casos de cegueira no mundo podem ser atribuídos ao diabetes tipo 2. - O diabetes está entre as principais causas de falência dos rins. Agência Brasil
Um grupo de pesquisadores apresentou na quinta-feira (10) dois novos fósseis considerados precursores dos dinossauros e encontrados entre 2009 e 2010 no sítio de Buriol, em São João do Polêsine, na região central do Rio Grande do Sul. Batizados como Buriolestes schultzi e Ixalerpeton polesinensis, o animais pré-históricos são do período triássico, ou seja, de mais de 320 milhões de anos. Eles foram achados pelos pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas, Porto Alegre, e da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, segundo a Agência Ansa.
A descoberta também foi publicada na revista científica norte-americana Current Biology. "Esses fósseis brasileiros trazem um novo cenário evolucionário para o início da irradiação dos dinossauros e abrem espaço para novas e desafiadoras questões", afirmou Sérgio Furtado, professor da Ulbra. Segundo ele, a qualidade do material fóssil é raramente encontrada e pode ser considerada um achado, já que traz informações fundamentais para o entendimento da origem e evolução dos dinossauros. "Com esse material, é possível dizer que os dinossauros e seus precursores viveram lado a lado , e que a ascensão dos dinossauros foi mais gradual, não uma rápida explosão de diversidade, levando outros animais da época à extinção", completou Max Langer, paleontólogo da USP. Os nomes dos fósseis são uma forma de homenagear os locais onde os animais foram descobertos e o paleontólogo gaúcho César Leandro Schultz.
Nesta segunda (14), será possível observar a maior superlua em quase 70 anos. Neste dia, a lua se encontrará a 48,2 mil quilômetros mais próxima da Terra do que quando esteve recentemente no seu apogeu - que é o ponto mais distante da órbita. O satélite não chegava tão perto assim desde 1948 e não voltará a fazê-lo até 2034.
A superlua, contudo, não será no momento do perigeu, que ocorrerá às 9h21 (horário de Brasília). O fenômeno por definição ocorre no momento da lua cheia, que será às 11h54 – nesta hora, o satélite estará a 363.338 km da Terra.
Com exceção do eclipse da Superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma lua cheia tão especial, mesmo que curiosamente tenhamos tido três Superluas consecutivas em três meses, a anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será no dia 14 de dezembro. Como ocorre
Como em qualquer outra lua cheia, o corpo celeste parece maior e mais brilhante quando aparece no horizonte. E o mesmo ocorre com as superluas. Ainda que elas apareçam 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas cheias comuns, são mais surpreendentes quando estão na linha do horizonte e não altas, no céu.
Isso acontece porque a órbita da lua não é um círculo perfeito, então em alguns pontos de sua órbita ela parece estar mais próxima do planeta Terra. “Quando a lua está em seu ponto mais distante isso é conhecido como apogeu e quando está mais perto é chamado de perigeu”, explica o cientista da Nasa Noah Petro.
No perigeu, a lua está cerca de 48 mil quilômetros mais perto da Terra do que no apogeu. Essa proximidade faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia do apogeu. Por isso, a lua cheia do perigeu ficou conhecida como superlua.
O Instituto Butantan iniciou a pesquisa de um medicamento para tratar pessoas infectadas com o vírus Zika. Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, a infecção pelo Zika pode provocar microcefalia em bebês quando a mãe, ainda gestante, entra em contato com o vírus.
A pesquisa do Butantan vai adotar como métodos o reposicionamento de fármacos e a triagem de alto conteúdo. Essas tecnologias permitem que coleções de compostos químicos sejam triadas contra o vírus em células humanas infectadas.
Estudo precursor
Segundo o instituto, esse processo é mais rápido porque dispensa a necessidade de validar previamente o alvo molecular, o que poderia levar vários anos.
Os pesquisadores envolvidos no estudo fizeram trabalho semelhante no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas, com 725 medicamentos aprovados nos Estados Unidos, e encontraram 29 substâncias com ação sobre o vírus.
Na pesquisa, a célula humana, infectada com o vírus Zika por 72 horas, é exposta à ação dos fármacos para tentar inibir a infecção.
Esse procedimento é chamado de atividade antiviral, utilizando um vírus isolado. Os cientistas avaliaram a atividade dos fármacos na distribuição e metabolização do organismo. Entre os compostos descobertos nesse estudo, o mais promissor foi palonosetron, usado atualmente no tratamento de náusea induzida por quimioterapia de câncer. O composto apresentou alta eficácia contra a infecção pelo vírus Zika.
Serviços médicos, odontológicos, veterinários e outras atividades foram proporcionadas pelo Exército O Exército Brasileiro, por meio do 8º Batalhão Logístico e 8ª Brigada de Infantaria Motorizada promoveu Ação Cívico Social (Aciso), na cidade de General Câmara, no dia 26 de outubro de 2016.
Na área médica, foram disponibilizadas consultas com ginecologista, pediatra e oftalmologista. Também ocorrem palestras com orientações e exames de triagem para Hepatite B, Sífilis e HIV, além de aferição de sinais vitais, para diagnose de doenças relacionadas a problemas cardíacos. A primeira dose dos medicamentos receitados pelos médicos especialistas foi dispensada pelo ambulatório.
Também foram prestados serviços na área odontológica, como avaliação e diagnóstico de câncer bucal, orientação educacional de crianças para a higiene bucal e atendimento odontológico em geral.
Consultas com médicos veterinários também foram disponibilizadas para animais domésticos.
Exposição de equipamentos militares, demonstração de cães adestrados, apresentação da Banda de Música Militar do 19º BIMTz e orientação sobre as formas de ingresso no Exército Brasileiro também integram a ação. NÚMEROS ACISO
Parabéns ao Exército brasileiro pelos serviços prestados a população camarense.
Cantor desde os 06 anos, acadêmico de psicologia, o jovem Matheus Passos de 21 anos, foi selecionado entre milhares de inscritos de todo o Brasil para o quadro 'Quem Sabe Canta' do programa Raul Gil, que vai ao ar todos os sábados no SBT. Único gaúcho selecionado, Matheus é filho de Natanael Lima e Zeli Passos Lima e tem na música um dom especial. A apresentação do talento camarense acontece no sábado, dia 12, a partir das 14h15min com início do quadro a partir das 16h30min. Sua participação teve início no dia 31 de maio, quando o cantor após ter sido pré-selecionado pela produção do SBT, foi convidado para uma audição em São Paulo na Luar Music, gravadora do apresentador. Após entrevista com Raul Gil e sua produção, foi escolhido como o único gaúcho a representar o Estado, no novo concurso de calouros, que antes se chamava, 'Jovens Talentos'. O prêmio ao vencedor será em dinheiro, sendo de até R$ 50 mil ou a gravação de um CD. O quadro funciona com a análise dos jurados, obtendo também a repescagem de alguns candidatos, que não conseguirem as 5 estrelas do jure, mas agradarem o público e o apresentador.
Matheus já fez sua apresentação e foi muito aplaudido pelo público presente no auditório e elogiado pelos jurados do novo quadro. 'Agora é só esperar minha apresentação no SBT dia 12, o que me deixa com muita expectativa', destacou o concorrente ao prêmio. Matheus Passos é cantor gospel, mas adotou vários estilos musicais ao longo do tempo, tanto é que cantou uma música do segmento sertanejo universitário no 'Quem sabe Canta'.
O jovem talento já participou como convidado em figurações nas novelas Malhação, da Rede Globo, onde gravou com o cantor Lucas Lucco e na novela Geração Brasil . Sempre que pode participa no Projac do Rio de Janeiro de gravações onde faz participações.
Nos dias 9, 10 e 11 de setembro os alunos Isaias Silva, Joaquim Pereira Silva, Eduardo Soares e Bruno Freitas, junto com o Mestre Geibson Marek, estiveram representando o CRAS Vila Popular no XXXIII Campeonato Brasileiro de Taekwondo, na cidade de Santa Maria. Nossos atletas se destacaram, conquistando várias medalhas nas diferentes categorias que participaram! Parabéns aos nossos atletas que representaram tão bem
nosso município e o CRAS Vila Popular!
EDUARDO SOARES - CAMPEÃO EM POOMSAE E VICE NO CHUTE DIFICULDADE
JOAQUIM P. SILVA - CAMPEÃO CHUTE DIFICULDADE
ISAIAS SILVA - CAMPEÃO CHUTE EM DISTÂNCIA - CAMPEÃO POOMSAE E 3º LUGAR LUTA
BRUNO FREITAS - CAMPEÃO POOMSAE E VICE NO CHUTE A DISTÂNCIA E POOMSAE( FORMAS TÉCNICA)
Banrisul e Banco do Brasil são explodidos simultaneamente Por volta das 2h30min da madrugada do dia 06/08, sábado, uma quadrilha atacou as agências do Banrisul e do Banco do Brasil simultaneamente em General Câmara, na área central da cidade. Os caixas eletrônicos dos dois bancos que ficam em frente um do outro foram explodidos. Fazia apenas um mês que o Banrisul havia se mudado e inaugurado o novo prédio. Essa foi a segunda ação ao Banco do Brasil, sendo que no ano passado a agência também foi atacada da mesma forma. Conforme informações da Brigada Militar, eram quatro ou cinco criminosos armados inclusive com fuzis. Tiros de fuzil teriam sido disparados, inclusive munição foi encontrada no local, sendo que os criminosos fugiram em dois veículos, um Cross Fox de cor escura segundo testemunhas e outro não identificado. O local foi isolado e um artefato foi encontrado em uma das agências. O Grupo de Ações Táticas (GATE) de Porto Alegre esteve em General Câmara na manhã deste sábado para desarmar a bomba. Buscas estão sendo feitas, mas ninguém foi localizado até o momento. Uma guarnição da Patrulha Especial (Patres), de Venâncio Aires esteve em General Câmara além da nova capitã da 3ª Companhia, Sheila Gaira. Soldados do Comando Rodoviário de Santa Cruz do Sul também trabalham nas buscas.por quadrilha
Árvores que atraem pássaros devem ser consideradas na composição dos jardins, pois além da beleza destes animais, seu canto funciona como a trilha sonora ideal deste cenário e faz toda a diferença no ambiente, gerando vida e movimento.
Fora isso, a relação entre as árvores e as aves tem benefícios para ambos os lados. Enquanto os pássaros obtém seus alimentos, dispersam sementes e distribuem pólen das flores para garantir a reprodução das plantas.
Os pássaros também comem insetos e, assumindo seu papel na pequena cadeia alimentar de um jardim, fazem um importante equilíbrio biológico de espécies.
Mas cada ave tem sua preferência alimentar, portanto para se obter uma variedade de espécies também é preciso diversificar as árvores que atraem pássaros. Da mesma maneira, distribuir o florescimento das plantas de forma contínua durante todo o ano, ajuda a a atrair vários tipos de pássaros.
As aves tem sistema olfativo pouco desenvolvido e por isso flores perfumadas nada ajudam na sedução delas. Em compensação grandes inflorescências vermelhas e amarelas costumam chamar muito a atenção de pássaros.
Prefira nativas como árvores que atraem pássaros
CEREJA RIO GRANDE
Também recomendamos sempre o uso de árvores nativas e preferencialmente que estejam dentro do bioma da região, já que em um país continental como o nosso tanto a fauna como a flora tem características muito regionais.
Abaixo fizemos uma listagem de árvores com os principais pássaros que elas cativam, mas a variedade da avifauna pode ser muito maior, principalmente porque os espaços dedicados a plantios de árvores são cada vez mais escassos, principalmente nos centros urbanos.Por isso temos de ter bom senso na escolha de árvores e não adianta plantar uma árvore do pantanal num jardim da região Sudeste pensando que algum tuiú-tuiú vai aparecer, porque ele vai preferir continuar lá no bioma dele, tranquilinho.
As espécies que indicamos devem ser encontradas com muita facilidade nas suas regiões de origem. Então, nao tem desculpa, vamos partir para escolha e mãos a obra!
A lei que autoriza o uso de aviões para pulverizar substâncias químicas contra o mosquito Aedes aegypti, sancionada esta semana pelo presidente interino, Michel Temer, foi duramente criticada por organizações de saúde e combate a agrotóxicos. Publicada (28) no Diário Oficial da União, a Lei 13.301/2016 prevê a “incorporação de mecanismos de controle vetorial por meio de dispersão por aeronaves mediante aprovação das autoridades sanitárias e da comprovação científica da eficácia da medida” como umas das medidas de combate ao mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FNDCIA) divulgou nota em que reprova a sanção presidencial. De acordo com o procurador regional do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Pedro Serafim, coordenador nacional da entidade, a lei tem potencial para causar doenças nos seres humanos e outras espécies, além de perdas econômicas. “Alguns países da comunidade europeia, e também o Canadá e os Estados Unidos, vem restringindo a pulverização aérea. Nós vemos um retrocesso muito grave para a saúde pública. O fumacê não resolveu, tem tornado o mosquito resistente, e não vai ser com essa pulverização desordenada, que pouco alcança o alvo, que vai resolver”, criticou. O coordenador do Grupo de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Marcelo Firpo, classificou a autorização prevista na lei como um “retrocesso civilizatório”. Segundo ele, as áreas afetadas vão ser usadas como laboratórios. “Vai fazer da população em geral um grande espaço de experimentação humana com substâncias perigosas, cujos efeitos só vão aparecer anos depois.” Riscos A lei não delimita que substâncias serão permitidas ou proibidas nas pulverizações. A Abrasco critica o uso de qualquer produto, mas cita com maior preocupação o risco o perigo do Malation, químico usado em carros de fumacê pelo país. “Muitos princípios ativos que combatem, por exemplo, o ciclo reprodutivo dos insetos, também têm potencial de afetar o organismo humano. Esse é o caso da substância Malation. Foi classificado pelo IARC [sigla em inglês para Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer], ligado à OMS [Organização Mundial de Saúde], como um produto provavelmente cancerígeno”, explicou. As organizações atribuem a sanção da lei por Temer a interesses do mercado. “Quem está pressionando para que a legislação seja aprovada? Não são os órgãos públicos e instituições de saúde, que deveriam ser os principais consultados. Eles se colocaram contrários a essa legislação”, disse o coordenador da Abrasco. “É algo que veio do setor da aviação privada, com interesse sobretudo econômico”, acrescentou Serafim, do FNDCIA.
O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola já defendeu, em várias ocasiões – inclusive em audiência pública do Senado em junho – uma proposta de pulverização aérea de inseticidas em áreas habitadas. O uso, no entanto, teria que passar por um teste piloto em local de grande infestação. Na ocasião, o Ministério da Saúde se manifestou contra a proposta por temer que as substâncias provocassem danos à saúde humana. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Campanha Contra os Agrotóxicos também já se manifestaram contra a lei. Legislação Segundo Marcelo Firpo, da Abrasco, a regra sancionada esta semana é “inconstitucional e ilegal” porque contraria legislação já existente sobre pulverização de agrotóxicos em áreas de circulação humana.
A Lei 7.802/1989, que trata dos agrotóxicos, não faz menção ao uso dos produtos por meio de pulverização em áreas urbanas, mas uma instrução normativa do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento proíbe a aplicação aeroagrícola é proibida em áreas situadas a uma distância mínima de 500 metros de “povoações, cidades, vilas, bairros, de mananciais de captação de água para abastecimento de população”, e de 250 metros de “mananciais de água, moradias isoladas e agrupamentos de animais”.
Na última quinta, no município de São Jerônimo, flagramos a manutenção em cativeiro de 68 passeriformes nativos sem o devido licenciamento ambiental. Os animais, presos em gaiolas e em viveiros improvisados, apresentavam situações de maus tratos com alimentação precária, água suja e falta de higiene. Animais mortos também foram encontrados.
O autor do fato capturava os animais na natureza para comercializar. O mesmo responderá pelo crime contra a fauna, com agravantes, prev...isto no Art. 29 da Lei Federal 9.605/98.
Os pássaros foram encaminhados à Fundação Zoobotânica do RS para reabilitação e posterior soltura. Denuncie!
A PATRAM solicita que a comunidade ajude a denunciar este tipo de crime através do número 51 3651 3492 ou pelo email: 1babm-sje@brigadamilitar.rs.gov.br