terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O que deixar para trás em 2013


O período que antecede o fim de ano é o momento em que as pessoas, de forma mais ou menos conscientes, fazem um balanço do ano que termina. Nesse balanço refletimos sobre os projetos lançados no ano anterior, o que conseguimos realizar e o que ficou faltando. Também é comum as pessoas fazerem planos para o ano seguinte. Entretanto, tão importante quanto criar novas metas, é saber eliminar questões que não nos servem mais, pois isso também ajuda na caminhada rumo à felicidade.

Nossa vida é como uma estrada. Caminhamos por ela com uma pequena mochila onde guardamos algumas “ferramentas” importantes para nossa caminhada. Tais “ferramentas” são os aprendizados, valores, lembranças, experiências, hábitos e sentimentos. De tempos em tempos é preciso fazer uma “limpeza” nessa mochila, de forma que ela não fique pesada demais para que possamos continuar com tranquilidade nessa travessia da vida.

A cada fim de ano é preciso olhar para dentro dessa “mochila” e separar o que permanece para o ano que vem e o que já não serve mais. Mochila pesada demais torna a travessia mais penosa, mais difícil e árdua. Saiba separar o que levar e o que não levar para 2013:
  1. Objetos inúteis: faça uma faxina em sua mesa de trabalho e nos armários de sua casa. Jogue fora ou doe para quem precisar objetos que você não usou no período de um ano.
     
  2. Hábitos indesejáveis: preguiça, mau-humor, procrastinação (eterno adiamento de execução de planos), fumar, beber demais e gastar dinheiro demais, são comportamentos que não ajudam no caminho rumo à qualidade de vida e felicidade. Se tais comportamentos não ajudam na concretização de seus planos para 2013, corte fora! Eleja uma atitude condizente com o que deseja da vida.
     
  3. Relacionamentos infelizes: às vezes, permanecemos em relações por pura comodidade. Isso serve não só para relacionamentos amorosos, mas também relações comerciais e de amizade. Algumas pessoas são extremamente negativas, nos colocam para baixo e roubam nosso tempo. Pare e pense, “o que essa pessoa traz de positivo para sua vida?”, “sua presença é positiva e combina com o seu objetivo de vida?”. Se essas relações te fazem mal, então, está na hora de cortar. Afaste-se de quem não te faz bem.
     
  4. Lembranças indesejáveis: da mesma forma que se faz uma faxina no armário, é importante fazer uma faxina nas recordações que causam emoções desagradáveis. Rancores, mágoas e angústias nos prendem ao passado. Para viver o futuro de forma leve e feliz, é preciso deixar para trás mágoas acumuladas. Elas pesam muito na mochila e tornam o caminhar mais amargo. Perdoe, deixe as pessoas que te causaram mal seguirem seu caminho. Perdoe a si mesmo, caso tenha feito mal a alguém, dê uma chance a si mesmo para retomar seu caminho de forma mais leve. Lembre-se, você também merece ser feliz!

Meiry Kamia - Palestrante, psicóloga, mestre em Administração de Empresas, consultora organizacional. Diretora da Meiry Kamia - Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (www.meirykamia.com).
Fonte:Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário