O pecuarista e veterinário Antônio Carlos Trierweiller estima um prejuízo superior a R$ 15 mil com a morte de 14 búfalos da propriedade, possivelmente atingidos por uma descarga elétrica na tempestade entre os dias 7 e 8 deste mês. Os animais foram encontrados apenas alguns dias depois por um funcionário que fazia uma ronda a cavalo pelo campo, na localidade de Sanga do Areial, no interior do município de General Câmara. “Eles estavam dormindo embaixo de uma árvore. O chão estava encharcado e o raio matou todos. Uma cena realmente muito triste”, conta.
Morreram no incidente quatro fêmeas adultas e dez bezerros no período de desmame. Os animais pertenciam a um rebanho de 24 búfalas e mais de 20 filhotes, mantido em sociedade com outro criador. “Nossa criação de terneiros foi dizimada”, lamenta. Segundo Trierweiller, tratam-se de animais mansos, especialmente as matrizes, adquiridas de um tambo de leite. “Uma característica da espécie é que quando as mães são boas de leite também amamentam outras crias. Por isso havia tantos bezerros reunidos”, explica.
O problema já aconteceu em outro episódio na propriedade. Há 15 anos, durante um temporal, morreram oito bovinos que dormiam embaixo de uma taquareira. “Aqui há uma grande incidência de raios. Muitas vezes as descargas atingem as cercas e matam os animais que estão próximos”, conta. O criador lamenta que os pecuaristas fiquem de mãos amarradas. “O que a gente pode fazer é aterrar as cercas, para diminuir o risco aos animais. O resto é contar com a sorte.” Para segurança humana, a recomendação é permanecer em casa ou dentro de veículos durante chuvas com raios. “Ficar no descampado ou embaixo de árvores é muito perigoso”, comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário