quinta-feira, 4 de outubro de 2012

LAVAGEM DE ALIMENTOS


Leitor da CH pergunta: “Colocar verduras e hortaliças de molho no vinagre é suficiente para matar microrganismos e retirar resquícios de agrotóxicos?” Frederico Peres, da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, responde.

Por: Frederico Peres
Publicado em 17/09/2012 | Atualizado em 18/09/2012
Lavagem de alimentos
Lavar bem as folhas e cascas, ou mesmo descascar o alimento, ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos. O melhor, no entanto, é conhecer a origem dos alimentos e dar preferência aos orgânicos. (foto: Ezran Kamal/ Sxc.hu)
Pergunta enviada por Tânia Correia, via correio eletrônico
A lavagem de frutas, verduras e hortaliças em solução de vinagre e água é uma medida eficiente para o controle de vários microrganismos, como o vibrião que causa a cólera. Essa medida é indicada, principalmente, para aqueles produtos consumidos com casca e ao natural, ou seja, sem qualquer cozimento – como os tomates e a alface da salada.
Essa medida de higiene não é eficaz, entretanto, para eliminar resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Grande parte dos agrotóxicos utilizados na lavoura é de uso tópico, concentrando-se, após a aplicação, na superfície do alimento. Lavar bem as folhas e cascas, ou mesmo descascar o alimento, ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos.
Deixar o alimento de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio por 30 minutos também ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos
Alguns estudos mostram ainda que deixar o alimento de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio (aquele vendido em saquinhos no supermercado, junto aos temperos) por 30 minutos também ajuda a eliminar parte desses resíduos.
Essas são dicas que podem ajudar o consumidor a ingerir alimentos com menos resquícios de agrotóxicos. Mas a melhor dica é conhecer a origem dos alimentos e, quando possível, dar preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos – principalmente, se for ingeri-los sem cozimento.

Frederico PeresCentro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana
Escola Nacional de Saúde pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Texto originalmente publicado na CH 296 (setembro de 2012).
Este texto foi atualizado para incluir a seguinte alteração:O bicarbonato a ser usado para ajudar na eliminação de parte dos resíduos de agrotóxicos nos alimentos é o de sódio e não o de potássio, como havíamos informado anteriormente. (18/09/2012)
Revista Ciência Hoje 296

Nenhum comentário:

Postar um comentário