quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PLANO DE AÇÃO DO NOVO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Plano de ação prevê 3 eixos básicos
Confirmado ontem à tarde pelo governador eleito Tarso Genro, o novo secretário estadual da Educação defende a qualidade do Ensino e o protagonismo do professor na construção do trabalho que terá à frente. Jose Clovis de Azevedo adianta como eixos básicos para desenvolver o plano de ação: criação de comissões para avanços salariais e na regularização funcional; melhoria da qualidade física e tecnológica da escola; e formação permanente dos educadores.


Chamado ontem pela manhã pelo governador eleito Tarso Genro, o professor Jose Clovis de Azevedo disse ter sido informado de sua indicação para assumir a Pasta da Educação gaúcha. Em breve conversa com Tarso, em Porto Alegre, Jose Clovis revelou que, apesar de toda uma agenda de trabalho a ser construída a partir de agora, existem questões já compromissadas por esse novo governo, na direção de abrir amplo diálogo com os professores, respeitar a representação do professor e reconhecer sua entidade de classe.

Hoje, o novo secretário deve reunir-se com Carlos Pestana, que assumirá a Casa Civil, para apropriar-se das diretrizes de trabalho da transição e para verificar quando serão realizados os contatos diretos com a Secretaria Estadual da Educação (SEC).

Professor estadual de carreira, Jose Clovis é conhecido do magistério. Atuou na docência e em cargos de gestão escolar, integrou a diretoria do Cpers e, na rede municipal, foi secretário de Educação de Porto Alegre. No Ensino Superior, foi o primeiro reitor da Universidade Estadual do RS (Uergs) e, atualmente, é professor e pesquisador do centro universitário IPA, na Capital. Os problemas do Ensino, portanto, são familiares do educador, que afirma muita vontade de enfrentar esse grande desafio em importante área social. "Queremos trabalhar com o protagonismo do professor. Todas as atividades de mudança serão discutidas. Não pretendemos implementar propostas que causem consequências traumáticas. Queremos construir Educação de qualidade, com a cara do professor", resumiu Jose Clovis.

Assim que assumir, o novo secretário informa que a ideia é constituir uma comissão de negociação para trabalhar as principais questões educacionais e buscar um processo de aproximação com a categoria, para o enfrentamento das dificuldades. "Sabemos que convivemos com problemas de décadas e que não se trata, meramente, de uma questão só de vontade. Mas queremos reverter esse processo de queda da qualidade da Educação gaúcha, que vem ocorrendo nos últimos anos." Ele destaca, ainda, que problemas cruciais não podem ser esquecidos: da área funcional à técnica e do cognitivo ao estrutural/físico de escolas.

Fonte:Jornal Correio do Povo  25/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário