quarta-feira, 24 de novembro de 2010

RECICLAGEM DO LIXO:MUITO MAIS QUE UMA SOLUÇÃO

Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. A palavra reciclagem foi introduzida no vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estão se esgotando. Mesmo assim, o assunto parece não interessar grande parte da população.

Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo pode (e deveria) ser reciclado para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações.

A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que 1 quilo de lixo por dia. Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.

Atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas. O que fazer e onde colocar tanto lixo é um dos maiores desafios deste final de século.

A reciclagem é uma alternativa para amenizar o problema, porém, é necessário o engajamento da população para realizar esta ação. Com este intuito, a empresa CTA Soluções Ambientais se instalou em Arroio dos Ratos, na Avenida Getúlio Vargas, próximo à BR 290.

Instalada em um pavilhão de 2.200m2, a empresa possui em seu quadro 22 funcionários diretos, que recebem salário, insalubridade, equipamentos de segurança e café da manhã.

A empresa recebe todo resíduo produzido nos municípios de Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul, Arambaré e Barão do Triunfo, que segue pela linha de produção para separação por tipo. São processados mensalmente 700 a 800 toneladas de resíduos, com aproveitamento apenas de 15% deste total, devido à forma errada com que o lixo é selecionado e armazenado pela comunidade, misturando-se alimentos, papéis, óleos e outros objetos no mesmo recipiente.

Após separados, todo os resíduos são prensados e posteriormente amarrados, sendo encaminhados para empresas do Estado.

Na manhã de quinta-feira passada, o prefeito José Hélio Rodrigues Cifuentes e a secretária de Desenvolvimento Social Rosa Lopes visitaram os empresários João Batista Oliveira e Carlos Agiova. O encontro com os empresários serviu para o conhecimento de toda sistemática e funcionamento da empresa.

Segundo João Batista, a expectativa da empresa é de crescimento no próximo semestre, “de acordo com a alta demanda poderemos chegar a geração de 60 empregos diretos”.

Entusiasmado com o que viu, o prefeito José Hélio diz que “o primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras e a mais simples é separar o lixo orgânico do inorgânico. Esta é uma ação simples e de grande valor. Os catadores de lixo, o meio ambiente e as futuras gerações agradecem”.

Fonte:Jornal Portal de Notícias 23/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário