segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CENTENAS DE PEIXES SÃO ENCONTRADOS AGONIZANDO NO GUAÍBA

Provável causa do fenômeno seria a falta de oxigênio na água

Centenas de peixes da espécie pintado foram encontrados agonizando na manhã desta segunda-feira no Guaíba, em Porto Alegre. A provável causa seria a falta de oxigênio na água provocada pela poluição. Equipes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Secretária Municipal do Meio Ambiente (Smam) foram chamadas para avaliar o incidente. Uma análise química da água será realizada pela Fepam para avaliar se há contaminação.

Conforme o Comandante do 1º Batalhão Ambiental da Brigada (CABM), coronel Jorge Luiz Agostini, a situação preocupa porque acontece próximo a um local de navegação, com profundidade variável entre seis e nove metros, onde deveria ter oxigênio suficiente para os animais. "O peixe de couro, como é o caso do pintado, é um dos mais resistentes. Talvez seja por isso que eles estejam resistindo", analisou. O coronel admitiu ser necessário uma reunião entre os órgãos ambientais para analisar o fenômeno.

Equipes do Batalhão Ambiental realizam sobrevoo para verificar se existem mais pontos de cardumes em situação parecida no Guaíba.

Fonte: Jornal Correio do Povo  06/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário