quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PESQUISA DESTACA O RS

A 24 edição do Prêmio Jovem Cientista vai condecorar três gaúchos. A promoção do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) destacou projetos de dois alunos da Ufrgs e um do Senai, todos ligados ao tema "Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro". O Rio Grande do Sul é o Estado mais premiado neste ano. Além dos estudantes, a Ufrgs ainda levará o prêmio de Mérito Institucional, na categoria Ensino Superior, pelo maior número de projetos inscritos. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 17 de novembro, em Brasília.

O gaúcho melhor colocado foi Cleiton Cristiano Spaniol, 21 anos. Ele ficou na segunda colocação na categoria Estudante de Ensino Superior, com a pesquisa "Sistema de Redirecionamento de Água em Aquecedores a Gás de Passagem". Conforme Cleiton, que é aluno do 6 semestre de Engenharia de Produção da Ufrgs, o estudo se baseia em evitar o desperdício de água no momento do banho. Na residência em que o acadêmico desenvolveu o estudo, a média de água desperdiçada era de 18 litros por banho. "Isso pelo fato de que esse sistema demora para esquentar e a vazão é muito elevada. Criamos, então, uma maneira para a água não sair pelo chuveiro até que ela esteja quente", explicou.

O estudante desenvolve a pesquisa desde 2006. Segundo ele, a intenção, agora, é aprimorar o projeto para que possa ser aplicado em mais residências. "O prêmio proporcionará importante visibilidade ao sistema", avaliou. Pelo resultado obtido, o aluno receberá R$ 7 mil do CNPq.

O pró-reitor de Pesquisa da Ufrgs, João Schmidt, acredita que não só a premiação dos alunos, mas também a condecoração que será recebida pela universidade, evidencia a qualidade dos projetos desenvolvidos na instituição federal. "Trata-se de um esforço dos nossos pesquisadores, que reflete em maior respeito, no âmbito nacional, ao que é desenvolvido aqui", analisou. O professor espera que a conquista reverta em benefícios para a sociedade. Pelo Mérito Institucional, a Ufrgs receberá R$ 30 mil.

Fonte: Jornal Correio do Povo 28/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário