O concurso abrangeu, nas fases local, regional e final, alunos de 8 e 9 séries do ensino fundamental e 1 série do ensino médio. A etapa final ocorreu em São Paulo, entre 14 e 16 deste mês. No último domingo, uma comitiva da escola de Guilherme foi a Chapecó (SC) para recepcioná-lo na chegada de São Paulo e no retorno a Erechim. Segundo a diretora do Colégio São José, irmã Cassilda, a vitória do estudante é motivo de muita emoção e orgulho. "O Guilherme é nosso estudante desde a educação infantil", diz. A diretora enfatiza que a instituição de ensino procura desafiar os alunos a lerem com frequência jornais e revistas para adquirirem mais cultura. "O Guilherme é um vencedor por mérito próprio, pois desde a educação infantil foi um estudante que não se contentava com o trivial, sempre foi além e perguntava", lembra irmã Cassilda.
O desafio objetiva disseminar a cultura de viagem como experiência para ampliar o conhecimento sobre regiões do Brasil e do mundo, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, principalmente nas disciplinas de Geografia e História. Também estimula estudantes e educadores a avaliarem as relações entre sociedade e natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.
Na primeira fase do concurso, participaram 460 mil alunos e, na segunda, 20,3 mil. Os 20 melhores foram classificados para a etapa final. Em sua 3 edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela National Geographic Brasil, realizado pela Editora Abril e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, além do apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação.
Fonte:Jornal Correio do Povo 20/10/2010
JOSÉ ODY
jody@correiodopovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário