sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Estudantes de escolas gaúchas recebem o Prêmio FALA 2013

O Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul e a Corregedoria-Geral da Justiça entregaram para oito alunos de escolas gaúchas o Prêmio Formando Adolescentes na Luta Antiviolência (FALA) 2013 na tarde dessa quinta-feira (12/12). Ao final da cerimônia, que ocorreu no auditório do Palácio da Justiça, os estudantes vencedores e a instituição na qual estudam foram presenteados com computadores doados pelo Tribunal de Justiça.
São premiados os melhores trabalhos realizados por alunos dos ensinos médio e fundamental  nas áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Literatura e Música. Neste ano, o tema dos trabalhos foi Também aconteceu comigo e buscava mostrar a consciência do jovem quanto aos direitos humanos e igualdades sociais, de gênero e de etnia.
O Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, coordenador do Memorial do Judiciário, declarou que a premiação transcendeu as próprias fronteiras do Tribunal. Hoje é um projeto reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça, já ganhou prêmios em outros Estados e, inclusive, obteve imitação em vários outros Tribunais, enfatizou o magistrado.
Camila Juver Schneider, aluna do ensino médio no Colégio Santa Dorotéia, em Porto Alegre, foi premiada na categoria Literatura. Ela é autora do texto O Sentido da Vida, que fala sobre sonhos. Para mim, a vida é feita deles [dos sonhos] e ninguém pode desistir de fazer aquilo que gosta, destaca a aluna. A professora de Camila, Patrícia Zanin, revelou que o sonho da estudante é ser escritora e acredita que ter sido consagrada vencedora foi um bom início na carreira da jovem.
Entre os trabalhos produzidos por estudantes de ensino fundamental, o curta-metragem Por trás de cada face rendeu à aluna Diulye Emmert Santos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio de Janeiro, localizada em Porto Alegre, o prêmio na categoria Artes Cênicas. O trabalho é sobre um menino que chegou na cidade. Ele era gay e sofreu bastante preconceito por isso e por outras coisas também, conta a estudante. Lilian Santos Gomes, professora que orientou o projeto, destacou o empenho dos alunos em desenvolver o trabalho, que escreveram o roteiro do filme em conjunto.
O Centro de Ensino à Distância do TJRS (CEAD) transmitiu a cerimônia de premiação ao vivo pela Internet.
Projeto Formando Gerações
Com o objetivo de informar, construir conhecimento e ser facilitador do aprendizado de jovens em relação ao passado de suas instituições e à projeção de seu futuro, o projeto Formando Gerações recebeu 7.410 alunos entre os anos de 2004 e 2013. O Prêmio Fala é uma das iniciativas do projeto, que é desenvolvido pelo Memorial do Judiciário Gaúcho em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça.
Lista completa dos vencedores
Camila Juver Schneider – Literatura - Ensino Médio – Colégio Santa Dorotéia, Porto Alegre
Carolina Leoboro Antas – Artes Plásticas – Ensino Médio – Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, General Câmara
Diuly Gabriely – Música - Ensino Fundamental – Escola Estadual de Ensino Médio Professora Margot Terezinha Noal Giacomazzi, Canoas
Diulye Emmert Santos – Artes Cênicas – Ensino Fundamental – Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio de Janeiro
Gabriel Costa Lamas e Jordana Vaz Raichel – Música - Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, General Câmara
Josiele Pacheco Castilhos – Artes Cênicas - Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, General Câmara
Larissa Silva da Rosa – Literatura – Ensino Fundamental - Escola Estadual de Ensino Médio Professora Margot Terezinha Noal Giacomazzi, Canoas
Thialisson Oliveira Longaray – Artes Plásticas – Ensino Fundamental - Escola Estadual de Ensino Médio Professora Margot Terezinha Noal Giacomazzi, Canoas

EXPEDIENTETexto: Juliano Zarembski
Assessora-Coordenadora Substituta de Imprensa: Rafaela Souza
imprensa@tj.rs.gov.br
 

Publicação em 13/12/2013 15:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário