Foi acesa na manhã do último sábado (17), em Santo Amaro do Sul, interior do município de General Câmara (RS), a Chama Crioula. Símbolo das comemorações da Semana Farroupilha, ela foi distribuída em centelhas para 30 regiões tradicionalistas do Estado. A cerimônia foi realizada com a presença de centenas de cavaleiros de várias regiões, dente eles o grupo do Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande (CCN), 6 ª Região Tradicionalista, liderado pelo patrão fundador, Renato Ferrão.
A Chama foi acesa pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, acompanhado do patrono da Semana Farroupilha, Nésio Alves Corrêa, o Gildinho, fundador do grupo Os Monarcas, e também do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Manoelito Carlos Savaris.
O lugarejo no interior de General Câmara escolhido pelo MTG para o acendimento da Chama também foi cenário de batalhas da Guerra dos Farrapos e ainda preserva a casa onde nasceu o líder Farroupilha Gomes Jardim e a construção que serviu de sede para as tropas imperiais.
A Chama foi retirada de lampião de igreja construída no século 18. Diz a irmandade que administra a igreja que esse fogo está aceso desde 1814, a pedido de um militar da época que cedeu uma área de terra ao grupo de católicos.
Alguns cavaleiros que conduzirão as centelhas da Chama Crioula às suas regiões levarão mais de 15 dias para alcançar o destino. Em Porto Alegre (RS), a centelha será guardada na sede da 1ª Região Tradicionalista, no bairro Tristeza, até o dia 7 de setembro, quando será levada até o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde se unirá à Chama da Pátria para marcar a abertura oficial do Acampamento Farroupilha.
Fonte:Jornal Agora 20/08/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário