quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Apae ganha terreno para construção da sede própria


A Apae de General Câmara está completando 19 anos de funcionamento e é mantenedora da Escola de Educação Especial Renascer. Desde a sua fundação, em 19 de agosto de 1996, funcionou em espaços cedidos e atualmente ocupa uma casa de moradia cedida pelo Arsenal de Guerra do Exército Brasileiro, de forma temporária.
Ao longo dos anos, sempre foi meta da diretoria construir uma sede própria, adequada para atender os alunos. Hoje, o espaço limita-se ao atendimento de 30 alunos com necessidades especiais. Tem seus programas concentrados em atendimentos aos alunos da Escola Renascer e pacientes que frequentam o ensino regular, com idade entre 6 e 30 anos.
A Apae sobrevive com o apoio de todos. A prefeitura, através de convênio, fornece a merenda e os profissionais de educação. Os profissionais clínicos e o material de expediente são custeados por recursos próprios. A entidade tem aproximadamente 200 associados. Porém, segundo a presidente Valeska Azambuja, todos os meses é necessário realizar promoções e eventos para angariar recursos, tais como brechós, feirão, chás, lanches e outros.
O sonho da sede própria vem sendo construído por todas as diretorias e cada um fez um pouco para que este sonho se transformasse em realidade. A prefeitura doou, com o aval unânime da Câmara de Vereadores, uma área de mil metros quadrado, na Rua General Portela, esquina com a Rua Vereador Luiz Paulo Bornéo, no centro da cidade. 
Segundo a presidente, agora o desafio é maior. O prédio está orçado em aproximadamente R$ 600 mil e o primeiro grande evento para arrecadação de recursos será o carnaval 2015, do qual toda a renda será revertida para o início das obras da fundação do prédio.
- A nossa meta agora, além de buscar recursos para manter as despesas mensais, é obter recursos para construir. Daí surgiu a possibilidade da renda do carnaval ser revertida para Apae, já que a prefeitura tinha a ideia de fazer o evento com fim social. Ficamos com um pouco de medo, mas aceitamos a parceria contando com o apoio do Rotary e do Lions Clube - disse.
Conforme o convênio firmado, a entidade tem até cinco anos para concluir o prédio.
- Queremos trabalhar dentro do prazo previsto em lei. Não queremos prorrogar. Por isso, agora em 2015, temos que começar a fundação - ressalta.
Além da presidente Valeska Azambuja, a diretoria da Apae é constituída pelo vice-presidente Luis Alberto Azambuja, pela secretária Ana Lucia Freitas, pela tesoureira Gabriela dos Santos Schmidt, pelo diretor de patrimônio Vilmo Soares e pela diretora social Lucelia Borges.


Fonte:Jornal Portal de Notícias 06/02/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário