quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Pinguim fêmea salva pelo companheiro choca ovos em zoológico

Um casal de pinguins em clima de romance está chocando ovos pelo terceiro ano consecutivo no Gramadozoo. O zoológico de Gramado recebeu os animais em 2009 e agora eles fazem rodízio para manter aquecidos os dois ovos no ninho montado entre pedras. 

A fêmea adoeceu em 2011 e o macho alimentou a companheira. O natural seria o bando expulsar do grupo em caso de doença, mas o macho, que é o líder do bando, cuidou da namorada.

Para tratar da doença respiratória, ela foi afastada do bando e ficou três meses internada no hospital veterinário do zoo. No tempo de tratamento, o abatimento do casal foi sentido pelos veterinários. 

Na primavera 2012, após a recuperação plena da fêmea, o casal começou a copular. Em dezembro do mesmo ano, nasceram dois filhotes – a primeira reprodução em zoológicos do Brasil. Em 2013, a fêmea realizou nova postura de ovos. No entanto, apesar dos esforços, nenhum dos dois ovos eclodiu. 

Risco de extinção

O período de choca varia entre 38 e 42 dias e a equipe está otimista com relação ao nascimento dos filhotes. “O casal possui experiência. Os ovos podem não ser férteis, mas eles estão cuidando do ninho com muita atenção. O pinguim-de-magalhães é uma espécie em risco de extinção. A população diminui a cada ano que passa”, diz Stadler.

Segundo o veterinário, as principais ameaças aos pinguins são decorrentes da intervenção humana. “O lixo no mar, os derramamentos de óleo e a pesca predatória estão dizimando os pinguins-de-magalhães. Atualmente, existem apenas 1,5 milhões d
e exemplares da espécie. Existem mais pinguins de geladeira do que animais em vida livre”, alerta.

Fonte:Jornal Correio do Povo 05/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário