O metalúrgico Getúlio Hoffmann Oliveira, morador de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi o primeiro cliente de uma distribuidora de energia do Rio Grande do Sul a implantar o projeto residencial de microgeração de energia elétrica. Ele faz parte da área de concessão da AES Sul.
Oliveira conta que a vontade de migrar para uma fonte de energia sustentável surgiu quando participou de um projeto de geração de energia em um espaço localizado na comunidade em que nasceu, em Rio do Pinto, que faz parte do município de Três Forquilhas. A região não tem energia elétrica por estar localizada num vale. “Fizemos o projeto e funcionou. E junto, comecei a trabalhar na montagem da instalação na minha residência”, explica ele. Oliveira apresentou o projeto na AES Sul em agosto do ano passado. A concessionária acompanhou toda proposta, que também teve aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A energia solar é produzida por meio da captação de 9 placas fotovoltaicas solares de 240 W cada, com capacidade de gerar 360 kWh/mês. O equipamento passou a funcionar efetivamente em 13 de dezembro do ano passado, quando a concessionária conectou à rede de distribuição. Até agora já foram gerados 1.848 kWh. Pelo sistema instalado, a energia é consumida diretamente pela família. O excedente é liberado para o Sistema Interligado Nacional, sendo utilizado por outros clientes. Ao mesmo tempo, isso gera créditos, que são abatidos do seu consumo.
Em média, a economia tem sido de aproximadamente R$ 100,00 por mês. O retorno é bem menor do que o investimento. Para a instalação de todo o sistema foram aplicados R$ 12 mil. Mas para ele, o ganho ambiental é bem maior do que o financeiro. “Diariamente são noticiadas informações de problemas nos reservatórios das hidrelétricas. Esta é uma maneira de amenizar o impacto ambiental do meu consumo”, afirmou.
Desde que o seu sistema passou a funcionar, Oliveira tem recebido a visita de diversas pessoas interessadas em conhecer de perto o funcionamento. Na área de concessão da AES Sul é possível fazer conexões de micro ou minigeração de energia. Os clientes podem apresentar projetos tendo como fontes energia hidráulica, solar, eólica ou biomassa. Os pedidos devem ser feitos à Central de Projetos da AES Sul ou pelo telefone 0800.701.0042.
Correio do Povo 20/03/2014
É legal contribuir para o meio Ambiente,estou feliz mas meu nome não é Guilherme de Oliveira e sim Getulio Hoffmann Oliveira de Sapucaia do Sul, quem trocou o nome não sei ainda .
ResponderExcluirBom dia. Vou fazer a correção do seu nome...Tenho certeza que no futuro será comum o uso da energia solar.
ExcluirQuero instalar esse sistema gostaria de conhecer a sua implantação primeiro se possível. Sou Nunes do táxi email nunestaxi60@gmail.com
ResponderExcluirBom dia Sr. Laudi. Entre em contato com o Sr. Getulio H. de Oliveira que tem a instalação do sistema na moradia. No primeiro comentário acima , clique no nome.
Excluir