terça-feira, 18 de março de 2014

RAIVA BOVINA - Novos focos surgem em General Câmara e Vale Verde


Segundo a Inspetoria de Defesas Agropecuária (IDA) de General Câmara, neste mês de fevereiro foram confirmados três novos focos da raiva bovina (raiva herbívora) nos municípios de General Câmara (um foco) e Vale Verde (dois focos).

A Secretaria Estadual da Agricultura e as Inspetorias Veterinárias continuam alertando para a necessidade de vacinação ou revacinação dos animais contra a raiva herbívora, pois a prevenção é a única arma contra a enfermidade. Além disso, o criador deve comunicar à Inspetoria Veterinária quando observar agressão de morcegos hematófagos (vampiros) em seus animais, assim como localizar os possíveis refúgios destes morcegos (furnas, ocos de árvores, casas abandonadas) para que seja feito o controle da população destes animais, que são os transmissores da doença. 
- Os animais doentes apresentam paralisia, principalmente das patas traseiras, pedalagem, não conseguem mais andar nem se alimentar e a morte ocorre de três a sete dias após o início dos sintomas. A raiva não tem cura e é 100% fatal – revela a médica veterinária Fernanda do Amaral, da IDA de General Câmara.
Jornal Portal de Notícias 28/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário