terça-feira, 19 de janeiro de 2010

TORNADO








domingo, 15 de novembro de 2009
Provável tornado devasta construções em General Câmara (RS)

Uma das cidades mais castigadas pelo granizo e por vendavais foi General Câmara, na Região Carbonífera. Segundo o vice-prefeito, Paulo Mateus da Silveira, cerca de 30% das quatro mil casas do município acabaram danificadas. A pior situação ocorreu na localidade de Potreiro, onde 20 das 70 residências foram atingidas. Algumas delas praticamente desapareceram após a chuvarada de pedra de gelo e a ventania que durou pouco mais de dois minutos. Em uma família de agricultores, a mãe e o filho de três anos foram arremessados pela força do vento, enquanto a casa de madeira era arrastada. No local, sobraram apenas a estrutura de concreto e pedra do chão.
— Acredito que foi um tornado, pois uma casa foi totalmente destruída, e a casa vizinha nem sentiu o vento — relatou o vice-prefeito.
O Instituto Nacional de Meteorogia (Inmet) afirmou que existiam condições para a ocorrência de um tornado, mas que não houve o envio de técnicos ao local para confirmar o fenômeno. Segundo a Somar Meteorologia, no município choveu 50,4 milímetros no sábado, cerca de 70% do esperado para todo o mês de novembro. Como não há estação de monitoramento no município, não há como precisar a velocidade do vento. Em Rio Pardo, cidade a cerca de 80 quilômetros de General Câmara, a rajada chegou a 77 km/h.
Além da cidade da Região Carbonífera, outras localidades sofreram com a enxurrada. Em Picada Café, a chuvarada que deixou pelo menos 65 desalojados e 70 residências danificadas provocou um desmoronamento de cerca de 25 metros de profundidade na rodovia Porto Alegre-Vacaria (BR-116), no km 202. Até esta tarde, a estrada permanecia interditada no trecho. O desvio era feito por Ivoti pela estrada até Picada Café (VRS-865).
Hoje, a Defesa Civil gaúcha ainda contabilizava os prejuízos pelo Estado. Somente Nova Petrópolis, na Serra, e Minas do Leão, na região carbonífera, atingidas por temporais na sexta-feira, haviam oficializado o decreto de situação de emergência.
— A demanda por materiais é enorme. Estamos atuando no limite de nossas possibilidades. Milhares de cestas básicas, kits dormitórios e telhas estão sendo remetidos. Até o momento, atendemos Nova Petrópolis, Minas do Leão e estamos contabilizando as necessidades de pelo menos outros dez municípios. Daremos atenção especial para as localidades mais castigadas, como Picada Café, General Câmara, São José do Hortêncio e Taquari, mas todos serão devidamente assistidos — apontou o coordenador do órgão estadual, coronel Joel Prates Pedroso.

(Fotos: Volmir Quintana)

(Fonte: De olho no tempo, com informações RBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário