segunda-feira, 29 de abril de 2013

Plantas aquáticas mudam a paisagem do rio Jacuí

Nos últimos dias, quem utiliza o Jacuí para travessias entre São Jerônimo e Triunfo, ou simplesmente contempla a paisagem, pode perceber algumas mudanças. Uma grande quantidade de plantas
aquáticas tem se proliferado ao longo do rio.
Conforme explica o ecologista e professor da Ulbra de São Jerônimo, Paulo Henrique Damasceno, tratam-se de plantas macrófitas aquáticas. Segundo ele, elas são mais comuns em águas paradas.
- As condições do rio mudaram ao longo dos anos com o acréscimo da população e, consequentemente, aumento da descarga de matéria orgânica no Jacuí. Por isso, essas plantas têm se desenvolvido bastante. Elas se desprendem dos canais de irrigação, principalmente das lavouras de arroz - explica Paulo
Henrique.
Segundo o ecologista, de forma geral, as macrófitas não são prejudiciais para o rio, pelo contrário, algumas espécies de peixes utilizam suas raízes como abrigo.
- O problema é a mudança no padrão do rio, pois elas modificam a paisagem dos lugares, formando tapetes verdes sobre as águas.
O empecilho é quando elas existem em excesso em lagos, o que obstrui a passagem de luz para os animais aquáticos.
De forma geral, não tem efeito negativo. Seria ruim se cobrisse todo o rio, impedindo a entrada de luz. O que pode acontecer é tornar inadequada a utilização de praias – afirma Paulo Henrique.


Fatores que aumentam a proliferação
De acordo com o ecologista, alguns fatores contribuem para o aumento dessas plantas no rio. - Pouca quantidade de chuvas, grande concentração de nitrogênio e matéria orgânica são alguns fatores que auxiliam na proliferação.
Acredito que não vá influenciar na capitação de água, pois as macrófitas ficam apenas na superfície, sobre a lâmina de água.
Talvez elas diminuam depois de passado o manejo do arroz, mas isso não há como prever.
No Conde, por exemplo, há algumas enseadas com bastante concentração de plantas. A previsão
é que ainda desça muito material para o rio – alerta o ecologista.

Saiba mais sobre as macrófitas
As macrófitas aquáticas são plantas que apresentam grande capacidade de adaptação e amplitude ecológica, habitando ambientes variados de águas doce, salobra e salgadas, ambientes de água estacionária e corrente. Em sua maioria, são capazes de suportar longos períodos de seca.
Estas plantas são essenciais ao perfeito equilíbrio do ambiente aquático, sustentando um elevado número de organismos, diminuindo a turbulência das águas e, consequentemente, sedimentando os materiais em suspensão, principalmente naqueles pontos onde a mata ciliar foi suprimida. São também utilizadas como substrato para a desova e refúgio de vários organismos aquáticos, como peixes e insetos. Diversos fatores propiciam o crescimento e, consequentemente, a produção de biomassa das macrófitas, como excesso de nutrientes provenientes de fontes como o esgoto doméstico, erosão de terras agrícolas, resíduos industriais, são os mais preocupantes. Frequentemente ocorrem como pragas em ecossistemas aquáticos continentais de várias partes do planeta. No Brasil, há registros de proliferação indesejada de macrófitas aquáticas em reservatórios de hidrelétricas com prejuízo a geração de eletricidade e em ambientes aquáticos impactados pelo lançamento de esgotos domésticos e industriais.


Condições ambientais para proliferação
* Assoreamento: 
A implantação de loteamentos implica em movimentos de terra para as construções.
A urbanização reduz também a capacidade de infiltração das águas no terreno. As partículas de solo tendem, em consequência, a seguir pelos fundos de vale, até atingir o lago ou represa. Aí, tendem a sedimentar, devido às baixíssimas velocidades de escoamento horizontal. A sedimentação das partículas de solo causa o assoreamento, reduzindo o volume útil do corpo d'água, e servindo de meio suporte para o crescimento de vegetais fixos de maiores dimensões (macrófitas) próximos às margens. Estes vegetais causam uma evidente deterioração no aspecto visual do corpo d'água.

* Drenagem pluvial urbana: A drenagem urbana transporta uma carga muito maior de nutrientes que os demais tipos de ocupação da bacia. Este aporte de nutrientes contribui para uma elevação de plantas.
* Esgotos: O maior fator de deterioração está, no entanto, associado aos esgotos oriundos das atividades urbanas. Os esgotos contêm nitrogênio e fósforo, presentes nas fezes e urina, nos restos de alimentos, nos detergentes e outros subprodutos das atividades humanas.
Fonte:Jornal Portal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário