sexta-feira, 13 de novembro de 2015

População gaúcha envelhece e está mais conectada, aponta Pnad

Não é porque a população gaúcha está mais velha que ela está menos tecnológica. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada na manhã desta sexta-feira pelo Instituto  Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o protagonismo do Rio Grande do Sul, quando o assunto é o envelhecimento da população, segue se confirmando — é o segundo Estado com maior porcentagem de pessoas acima dos 60 anos. Mas o RS ocupa, também, as primeiras colocações quando o tema é tecnologia.

Itens como televisão, computador e geladeira têm ocupado cada vez mais um espaço central na casa dos gaúchos. E quando se fala em celular e internet, os números são mais significativos ainda. Se no início do século apenas 17,6% das casas no Rio Grande do Sul tinham computador, em 2014 esse número ultrapassa a metade da população, chegando a 54,6% — uma porcentagem acima da média nacional que ficou em 48,5%.

E quando a avalição chega no universo virtual, a evolução dos gaúchos é mais evidente ainda. Em 2011, 11,92% dos gaúchos tinham acesso à internet em casa, hoje são 47,5%.
Entretanto, entre os itens de bens duráveis avaliados na pesquisa, a liderança exclusiva do Rio Grande do Sul aparece pelas ondas do rádio. Dispositivo antes considerado fadado ao esquecimento — pela introdução das novas tecnologias — o rádio ainda está presente em mais de 85% das casas do Estado.

Este dado chama a atenção quando comparado a outros estados do país, que registram uma queda brusca no número de famílias que alegaram ter um rádio dentro de casa. Em 2001, 88% brasileiros tinham o dispositivo. Em 2014, são apenas 72%.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/11/populacao-gaucha-envelhece-e-esta-mais-conectada-aponta-pnad-4901890.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário