sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

VAPOR PORTO ALEGRE - VIAGEM INAUGURAL DA LINHA PORTO ALEGRE-SANTO AMARO DO SUL


Correio do Povo  no dia 28 de janeiro de 1911  noticiava:

- Companhia Fluvial - Esta companhia effectuará hoje, com o vapor Porto Alegre, a sua viagem inaugural da linha entre esta capital e o porto de Santo Amaro.

Autoridades, representantes da imprensa e convidados em geral tomarão parte nessa viagem.

- A companhia Fluvial fará partir vapores expressos diariamente, excepto aos domingos, conduzindo passageiros, bagagens e cargas.

Nesses vapores poderão tomar passagens as pessoas que se destinam ao interior do Estado, pela Viação Ferrea.
   
A grafia de época está preservada no texto acima

Fonte: Um Século no Correio do Povo
          Jornal Correio do Povo  28/01/2011


LEIA TAMBÉM:
PONTE DO BARRETO - A HISTÓRIA RECONTADA
ESTRADA DO SILO

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ROTARY CLUB RECUPERA PRAÇA CORONEL MARIANO

Durante os primeiros dias deste ano, os integrantes do Rotary Club de General Câmara desenvolveram atividades na praça Coronel Mariano, localizada em frente ao Cassino dos Oficiais.
Dando continuidade a uma ação de recuperação da praça, iniciada no ano passado, os rotarianos fizeram limpeza, pintura e recuperação do coreto com a colocação de novo piso de concreto pré-moldado e seis bancos de concreto no interior. Foi concluída, também, a colocação dos dez primeiros bancos, confeccionados em parceria com o comércio local. Para os próximos dias, existe a previsão de colocação de mais dez bancos, bem como obras previstas para a recuperação da praça.

Fonte:Jornal Portal de Notícias 21/01/2011

AMPLIADO POSTO DE SAÚDE DE SANTO AMARO DO SUL

Foi concluída e inaugurada a obra de ampliação do posto de saúde do Distrito de Santo Amaro do Sul, em General Câmara . O prédio onde está instalado o posto passou de 38m² para 187m² de área e conta agora com amplas salas para atendimento, dois consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de vacina e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais. O atendimento médico acontece em dois dias da semana na áreas de pediatria e um dia na semana na área de odontologia, com projeto de ampliação no atendimento

Fonte: http://www.portaldenoticias.com.br/

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

BALNEÁRIO DE SANTO AMARO DO SUL

Para fugir das altas temperaturas deste verão, muitas pessoas têm recorrido a refúgios nas margens dos rios. O roteiro de balneários na região é vasto e representa uma alternativa para quem não pode ou não quer viajar até o Litoral. Em Santo Amaro do Sul, distrito de General Câmara, veranistas de todo o Estado procuram as águas do Rio Jacuí para se refrescar. O lugar é rodeado por uma natureza exuberante e ainda proporciona uma viagem ao passado em um cantinho gaúcho colonizado por imigrantes açorianos.

O Balneário do Coqueiro fica em um recanto do rio, nas águas da Barragem de Amarópolis. Em 200 metros de praia, as pessoas encontram espaço para o lazer e para fortalecer laços de amizade. É o caso de Rosvita Müller e da amiga Vânia Schwingel, que há mais de 20 anos frequentam o local com suas famílias. Durante a temporada, a prainha é o destino preferido para acampar nos finais de semana. “Viemos nas sextas-feiras e só retornamos para casa nos domingos”, conta Rosvita.

Moradoras do município de Venâncio Aires, as amigas destacam que ficam ainda mais próximas durante o verão. Além disso, a cada ano elas têm a oportunidade de conhecer novas pessoas de diversos municípios da região. “Este lugar é o paraíso”, resume Vânia. Para os próximos anos, contam que a intenção é continuar frequentando o balneário. “Aqui está cada vez melhor.”

Vizinhos de acampamento das venâncio-airenses, Elton e Maristela Heemann, de Santa Cruz do Sul, não abrem mão de colocar o trailer na estrada para estar em Santo Amaro. Essa rotina de verão eles mantêm há duas décadas, desde o tempo em que as acomodações ainda eram barracas. “É nosso lugar predileto”, comenta o comerciante. Para o casal, não há preço que pague o privilégio de estar em uma boa sombra, de frente para o Jacuí e rodeado de conhecidos. “Aqui sempre foi um lugar muito tranquilo, ideal para estar com a família”, revela Maristela. Segundo recomendam, o balneário é uma ótima opção de passeio. “Quem vier, não vai se arrepender”, ressalta Heemann.

INFRAESTRUTURA

Segundo o ecônomo do Balneário Coqueiro, Mário Augusto dos Reis Costa, a praia atrai gente de toda a região e também de outras partes do Rio Grande do Sul. “O pessoal da Região Metropolitana vem muito para cá”, explica. No ano passado, por causa da enchente, a temporada foi prejudicada. No entanto, o verão 2010/2011 tem se mostrado ideal para os turistas. “O movimento está ótimo.”

Para quem deseja ir até o local, a promessa é de infraestrutura adequada. Quem quer acampar tem à disposição água, luz, banheiros e churrasqueira ao valor de R$ 3,00 a diária por pessoa. Na área de banho, a guarita de salva-vidas garante a segurança de todos. Além disso, uma corda com boias demonstra o perímetro seguro para quem deseja entrar na água.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PODE-SE PARAR DE FUMAR EM 5 DIAS

É possível parar de fumar em cinco dias? O perito em tabagismo João Batista Duarte Costa garante que sim. E afirma com propriedade. Afinal, dos 78 anos de vida, mais de 50 foram dedicados a ministrar cursos e palestras que incentivaram mais de 368 mil pessoas a deixar de fumar.

Foi na década de 1960 que um grupo de incentivadores de combate ao fumo uniu forças em prol do ousado objetivo de ajudar as pessoas a pararem de fumar. As atividades começaram em escolas e, aos poucos, foram se expandindo para empresas e órgãos públicos. Até que, em 7 de março de 1979, teve início o curso "Como deixar de fumar em cinco dias".

João Batista considera que os resultados são impressionantes. "Nós dizíamos que o esforço de largar o fumo seria colhido pelos netos daqueles fumantes. Na época, 46% dos brasileiros fumavam. Hoje, os fumantes são 15% da população. E nós mesmos estamos vendo esses resultados."

Ao longo de cinco décadas, as histórias contabilizadas são emocionantes. "Certa vez, ao final do primeiro dia de curso, um senhor de 72 anos me disse que não voltaria mais. Achei que tivesse dito algo errado. Mas ele explicou que o cardiologista havia lhe indicado o encontro. E que, diante de tudo o que tinha ouvido naquela noite, voltar a fumar seria burrice", lembra.

A metodologia criada pelo grupo formado por João Batista Costa, ao lado dos especialistas em Medicina Mário Rigatto, Bruno Palombini, José Moreira, Carlos Gottschall e Elias Morsch caiu nas graças não só do Ministério da Saúde, mas em outros países. "O curso consiste em eliminar a nicotina da corrente sanguínea em cinco dias. O fumante recebe subsídios para minimizar a síndrome de abstinência e incentivar a autoestima", explica João Batista. "Ele deve acreditar em si próprio", frisa. Nesses 32 anos, ele já ministrou 931 cursos e ajudou 368 mil pessoas em todo o país.

Em 2011, os encontros serão no primeiro sábado de março, junho, setembro e dezembro, sempre às 20h. Informações: (51) 3334-4361 e (51) 3224-5179.

Fonte:Jornal correio do Povo 10/01/2011